Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: São Paulo deve tirar Palmeiras da zona de conforto no Allianz

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/04/2022 04h00

Após vitória tricolor por 3 a 1 no primeiro jogo da final do Paulistão, o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Parque, amanhã (3), a partir das 16h, precisando vencer por três tentos de diferença para ser campeão. Caso vença por dois, a decisão vai para os pênaltis. A necessidade de correr atrás do placar coloca o time de Abel Ferreira numa situação inédita na competição. Até o jogo do Morumbi, o Palestra estava invicto e ainda não havia ficado em desvantagem de dois gols.

No Posse de Bola #215, transmitido ontem (1º) pelo UOL Esporte, o jornalista Mauro Cezar Pereira diz que o São Paulo deve tirar o Palmeiras de sua zona de conforto no jogo de volta da final, uma vez que a equipe de Abel está acostumada a chamar os adversários para seu campo de defesa e buscar os gols em jogadas de contra-ataque. Segundo Mauro, Rogério Ceni sabe disso e deve inverter a lógica da disputa no Allianz Parque.

"O Palmeiras jogar em cima de qualquer adversário, que não seja um time pequeno, buscando o gol não é o roteiro normal. Mesmo em casa contra o São Paulo, o normal seria o Palmeiras não se abrir, não se lançar ao ataque, mas é provável que o São Paulo adote essa postura e tire o Palmeiras da zona de conforto dele. O São Paulo jogar dentro do campo do Palmeiras é tudo que o Abel Ferreira vai querer, então o São Paulo vai chamar o Palmeiras."

"Aí vem aquela dificuldade do Palmeiras quando tem que controlar o jogo, ter a posse de bola e furar um bloqueio defensivo. O Palmeiras tem dificuldade, acaba despejando bola na área, cria pouco, joga basicamente em velocidade, tem material humano para furar o bloqueio e chegar aos gols, mas vai ter que jogar de uma forma diferente do seu padrão habitual. Para o Abel vai ser um desafio, uma oportunidade de mostrar algo diferente do habitual", acrescenta Mauro.

"É muito provável que o São Paulo force o Palmeiras a ter a postura que ele não está acostumado e nitidamente não gosta, porque não é um time treinado para isso, mas é provável que esteja trabalhando nessa direção, para tentar mudar seu comportamento, se adequar à necessidade do jogo e buscar o resultado", completa o colunista do UOL.

Juca Kfouri afirma que o gol de Raphael Veiga no fim do jogo no Morumbi foi fundamental para as chances do Palmeiras de conseguir uma virada no Allianz e impedir o bicampeonato do São Paulo, que está próximo do título com a vantagem de 3 a 1.

"O Palmeiras foi amassado pelo São Paulo e deve dar graças aos Deuses por ter conseguido aquele gol no fim, a meu ver com falha de Jandrei. Acho que o Palmeiras pode e até vai ganhar o jogo, se vai ganhar o título eu tenho minhas dúvidas. O São Paulo não é favorito, mas está muito perto do bicampeonato", conclui Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.