O São Paulo iniciou o Campeonato Brasileiro goleando o Athletico-PR no Morumbi por 4 a 0 em jogo no qual voltou a ter seu time completo, já que o técnico Rogério Ceni havia poupado os jogadores titulares do jogo contra o Ayacucho, pela Copa Sul-Americana.
No podcast Posse de Bola #218, Arnaldo Ribeiro ressalta a forma como o time do São Paulo, mesmo com a contratação de jogadores mais experientes, acabou optando por privilegiar a vitalidade e a juventude, com um time mais jovem, enquanto nomes como o do zagueiro Miranda ficaram em segundo plano.
"O São Paulo está contratando mais jogador e a questão é que o time se adaptou a um jeito de jogar em que a vitalidade e a saúde prevalecem mais do que a experiência e a técnica. É assim que esse time está se formando, deu uma resposta depois da trágica derrota na final do Paulista para o Palmeiras e começa um campeonato de uma forma diferente do ano passado, é o inverso", diz Arnaldo.
"Naquela estratégia de priorizar a saúde, o Rogério Ceni revezar o time, lembrando que os 11 jogadores que iniciaram contra o Athletico-PR nem foram a Lima jogar na Sul-Americana, nem viajaram e acho que esse processo de revezamento vai continuar. Agora, o que dá para entender já do São Paulo em 2022 é: as virtudes que já apareciam um pouco ano passado são reforçadas. O time é muito forte no Morumbi, é forte não só do jeito de resultado, de volume, de agressividade, não para depois do primeiro gol", completa.
O jornalista afirma que, se no Morumbi o São Paulo se mostra superior na atual temporada, falta agora um bom desempenho como visitante. Isso será um teste para o time de Rogério Ceni a partir da segunda rodada do Brasileirão, quando vai encarar o Flamengo no Maracanã.
"Fora de casa ainda deve consistência. A prova foi a derrota para o Palmeiras. Vamos ver como é que o São Paulo vai encarar, por exemplo, o seu segundo jogo no Campeonato Brasileiro que é contra o Flamengo no Maracanã. É completamente diferente, o time agride, propõe, mas tem um problema defensivo grande quando enfrenta times mais fortes em um ambiente fora do Morumbi", diz Arnaldo.
"Esse teste vai acontecer a partir do Flamengo porque Flamengo, Juventude na Copa do Brasil, Bragantino em Bragança Paulista e Wilstermann na Sul-Americana são quatro jogos fora do Morumbi. Se o São Paulo voltar daqui 15 dias invicto nas três competições, ele dá uma largada boa na temporada nas três frentes, mas tem que aprender a jogar fora de casa. O time propositivo em casa não funcionou até agora fora de casa", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.