Topo

OPINIÃO

Mauro: Flamengo roda elenco para não estourar, a torcida precisa entender

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 15h02

O Flamengo poupou jogadores na partida contra o Athletico-PR e acabou sofrendo a sua primeira derrota no Brasileirão, em Curitiba. O resultado que brecou uma sequência de boas partidas do time treinado por Paulo Sousa voltou a render questionamento de torcedores em relação às mudanças no time escalado.

No podcast Posse de Bola #222, Mauro Cezar Pereira afirma que o torcedor rubro-negro precisa entender que o treinador precisa rodar o elenco para não estourar os jogadores, pontuando que o próprio Flamengo já tem um número significativo de jogadores afastados por lesão. Além disso, ele considera que os jogadores que foram a campo no sábado poderiam ter feito melhor.

"O Flamengo começou a semana passada com nove jogadores machucados, no final de semana tinha oito jogadores fora de combate e você tem aí certamente gente que está a pique de estourar. Isso se arrasta há muito tempo sem maiores explicações, se é que tem explicação esse tipo de coisa. Mas o time que foi a campo é um time bom o bastante, o Flamengo tem que fazer a diferença com o seu elenco, não é porque poupou", diz Mauro Cezar.

"Tem um outro lado que são os torcedores que não conseguem entender a necessidade de você preservar jogadores senão você vai estourar o elenco inteiro, não tem jeito, você vai ter que conviver com isso e o Flamengo tem elenco para isso, o elenco é bom o bastante sim. Só que esses jogadores têm que render mais, o técnico tem que fazê-los render e eles também têm que render mais. Foram duas boas partidas, três até, recentes, mas essa foi um desastre", completa.

O jornalista também rebate as alegações de que Jorge Jesus não poupava jogadores em 2019, destacando que ele fazia alterações no time, embora em proporção menor devido ao calendário que não tinha a Copa do Brasil, já que o clube havia sido eliminado, além de o elenco não ser tão farto quanto o atual nas opções por posição.

"A gente ainda não consegue nos Brasil entender isso, os caras acham que dá para colocar 11 jogadores iguaizinhos todo jogo. Aí tem uma falsa verdade de que o Jorge Jesus não poupava, poupava sim, revezava sim, é só pesquisar as escalações", diz Mauro Cezar.

"Ele fazia menos porque tinha um elenco mais curto e não tinha a Copa do Brasil naquele ano, em que ele foi eliminado pelo Athletico-PR logo de cara. Então, nas semanas de Copa do Brasil ele tinha a semana livre para recuperar jogador e isso vale ouro para uma boa comissão técnica, que sabe fazer esse trabalho, de recuperação dos atletas durante a semana, preparação física, todo mundo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL