Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri: Corinthians está em posição equivocada na criação da Libra

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 17h02

A divisão financeira é um entrave para a formação da liga brasileira de clubes, a Libra, que tem Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e Ponte Preta como signatários. Para Juca Kfouri, a posição dos clubes mais populares está errada.

No podcast Posse de Bola #226, Juca fala sobre a posição do Corinthians e dos demais clubes que se colocam na dianteira para a criação da liga como um complicador para que saia do papel a ideia de um Campeonato Brasileiro organizado pelos próprios clubes.

"O Corinthians está fazendo parte de um grupo, querendo formar a tal Libra, a liga brasileira de futebol, absolutamente em uma posição equivocada de quem não olha para os demais participantes do que deva ser uma liga. Os grandões querem ficar com a parte do leão, com a parte do leão os grandões não formarão uma liga brasileira de futebol", diz Juca.

"Ou distribuem com mais justiça, como se faz na Premier League, ou não sai a liga, porque os que não são grandões, são maioria, e tem a Lei do Mandante, então é bom recuar os arfe e olhar para o todo, em vez de socializar a miséria, distribuir riqueza, é assim que tem que ser feito, esta é a maneira de olhar para esta Libra", completa.

Na opinião do jornalista, os clubes podem recuperar posteriormente eventuais perdas que tenham com uma divisão mais justa, melhorando a divisão para que a liga possa sair.

"Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras, os clubes mais populares, têm torcidas suficientes para compensar aquilo que eventualmente no primeiro momento eles percam dividindo melhor o bolo. Não pode ficar com essa de achar que vão comer o bolo e não vão entregar uma parte desse bolo, porque essa refeição não existe", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL