Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Corinthians não surpreende, tem técnico e elenco caros

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 14h26

O Corinthians lidera o Brasileirão após cinco rodadas, com uma diferença de quatro pontos para o Atlético-MG, seis para o Palmeiras e sete para o Flamengo, os clubes que eram apontados com favoritismo antes do início da competição. Mas para Mauro Cezar Pereira a boa campanha corintiana não surpreende, pelo fato de o clube paulista ter um elenco de jogadores caros e um treinador que o jornalista considera o melhor estrangeiro no Brasil.

No podcast Posse de Bola #226, Mauro Cezar diz que não surpreende também porque o Corinthians segue gastando mesmo sem ter condições para tal, mas passa batido por não ter o fair play financeiro no futebol brasileiro, que impediria um time endividado de gastar tanto com o custo das contratações.

"Não é surpreendente porque o Corinthians tem um dos técnicos mais caros do futebol brasileiro, tem um dos elencos mais caros do futebol brasileiro. O Corinthians não tem é dinheiro, tem dívidas, mas como se discute no Brasil a criação da liga e os direitos de transmissão e fair play financeiro passa batido, o Corinthians pode tranquilamente montar o time mesmo que não consiga pagar, como fez em 2015 e foi campeão brasileiro, com atrasos salariais e tudo mais", afirma.

"Esse é um ponto também que a gente pouco fala, isso é detalhe, não importa, importa só o que está acontecendo no campo, o entorno a maioria da mídia não quer falar, especialmente quando pode desagradar uma grande torcida, mas é o óbvio, o time do Corinthians tem bons jogadores, tem um técnico muito bom, naturalmente ele iria conseguir fazer algo depois de algum tempo", completa.

O jornalista também aponta como diferencial o comportamento da torcida do Corinthians após a derrota no clássico diante do Palmeiras, quando o treinador não mandou a campo alguns de seus principais jogadores, o que considera um sinal de maturidade dos corintianos sobre as prioridades do time, que tinha na sequência jogos importantes pela Libertadores e agora está mais perto da classificação.

"Foram escolhas importantes que pesaram no resultado, a torcida do Corinthians não faz um harakiri, ela não ficar a rede social atacando o técnico, pedindo para mandar embora, para trazer o Sylvinho de volta, para trazer o Tite da seleção, ela simplesmente entende o contexto, o que por exemplo a torcida do Flamengo não consegue compreender, a do Atlético-MG começa a dar sinais também de que acha que sai o Cuca, vem um outro qualquer e vai ser igual, não é igual", diz Mauro.

"Hoje quem está passando pelo Corinthians é um técnico muito bom, é natural que ele faça um bom trabalho e consiga aos poucos fazer o time ser competitivo. Mais importante disso tudo é elogiar e entender a maturidade de muita gente na torcida do Corinthians. 3 a 0 do lombo dado pelo Palmeiras, críticas, mas mobilização para ganhar do Boca, mobilização para não perder para o Cali, Libertadores está bem encaminhada, vai classificar ao que tudo indica e ao mesmo tempo marchando ali silenciosamente para ganhar os pontinhos no Brasileiro", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.