Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Se o São Paulo continuar tomando mais de um gol por jogo, esquece

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 19h30

O São Paulo poderia ter assumido a liderança do Brasileirão se não tivesse sofrido o empate depois de estar em vantagem nos dois jogos contra Corinthians e Ceará, quando a atuação no segundo tempo foi inferior ao que o time havia produzido na segunda etapa. Um ponto que Arnaldo Ribeiro chama a atenção para o time é o número de gols sofridos.

No podcast Posse de Bola #232, Arnaldo faz uma comparação do São Paulo com o atual líder Palmeiras em termos de defesas menos vazadas e mostra que o Tricolor sofreu o dobro de gols que o Alviverde nos oito jogos disputados pelo Brasileirão, apontando como um fator que faz a diferença em campeonatos de pontos corridos.

"A comparação, eu faço com o Palmeiras, porque ele é o atual líder e o São Paulo deixou em duas oportunidades de assumir a liderança, e ela está na constância de um e na irregularidade de outro. Numa linha da tabela que pouca gente presta atenção, mas nos pontos corridos esses números dizem tudo, gols sofridos. O Palmeiras sofreu cinco gols em oito jogos, o São Paulo sofreu dez. Defesa menos vazada em pontos corridos dá campeonato, simples assim", diz Arnaldo.

"É só pegar 2003 para cá e fazer. Nem sempre o melhor ataque, quase sempre a melhor defesa dá títulos. Se o São Paulo continuar tomando mais de um gol por jogo, esquece. Esquece em jogos de mata-mata também. O principal trunfo do Palmeiras no campeonato e na temporada é o seu sistema defensivo. Melhorou, incrementou seu poder ofensivo e ainda consegue ser muito sólido na defesa o Palmeiras, tomando cinco gols em oito jogos. E aí, mesmo quando você não joga bem, a sua chance de ganhar é grande, você não toma gols", completa.

O jornalista aponta o Palmeiras como um time mais regular em relação ao São Paulo, que ainda é um time em formação e que se complica por erros individuais ou por problemas no sistema defensivo como um todo.

"O São Paulo toma muito gol, às vezes por erros individuais, como foi o caso no lance do Arboleda contra o Ceará e às vezes porque o sistema evapora na segunda etapa, como foi o caso do gol do Ceará no segundo tempo, o caso do gol do Corinthians no segundo tempo, que poderiam ter feito outros gols", diz Arnaldo.

"O São Paulo é um time em formação, meio que esquizofrênico, tem momentos brilhantes e momentos muito ruins, o Palmeiras é o time da regularidade, está aí a diferença e acho que o número de gols sofridos explicita bem isso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.