Topo

OPINIÃO

Mauro: Jorge Jesus é o melhor estrangeiro disparado que passou pelo Brasil

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 16h52

O futebol brasileiro teve um aumento significativo no número de técnicos estrangeiros desde 2019, quando o português Jorge Jesus foi campeão brasileiro e da Libertadores pelo Flamengo, em ano no qual também se destacou o argentino Jorge Sampaoli no comando do Santos, com o vice-campeonato nacional. O mais vitorioso estrangeiro desde então foi Abel Ferreira, que conquistou duas Libertadores e uma Copa do Brasil no Palmeiras, entre outras taças.

No podcast Posse de Bola #233, Mauro Cezar Pereira afirma que Jorge Jesus foi o melhor treinador estrangeiro que trabalhou em um clube brasileiro, com larga vantagem para os demais, e com Jorge Sampaoli como o segundo na fila.

"Eu acho que o Jorge Jesus foi disparado o melhor técnico estrangeiro que passou no Brasil e depois dele é o Sampaoli. Abel Ferreira, Paulo Sousa, Mohamed, esses caras estão tudo muito atrás, mas muito atrás", diz o jornalista.

O jornalista coloca na balança não apenas os títulos que foram conquistados, mas também o futebol apresentado pelo Flamengo em 2019 como superior ao praticado pelos demais clubes com técnicos estrangeiros.

"É só lembrar o futebol que o Flamengo jogava e o futebol que essas equipes jogam, isso aí para mim é muito claro. É importante falar nisso porque a memória não pode ser esquecida. Esquece para ficar só relembrando do presente e do passado muito recente, não por acaso já tem gente falando que o time do Flamengo e o time do Grêmio jogavam melhor com o Renato Gaúcho do que com os técnicos atuais, aí é demais, é não ter memória nenhuma, de nada", conclui.

Atualmente o futebol brasileiro tem nove treinadores estrangeiros comandando os 20 clubes da Série A, com os portugueses Abel Ferreira no Palmeiras, Vítor Pereira no Corinthians, Paulo Sousa no Flamengo, Luís Castro no Botafogo e António Oliveira no Cuiabá, os argentinos Antonio Mohamed no Atlético-MG, Fabián Bustos no Santos e Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza, além do paraguaio Gustavo Morínigo no Coritiba.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.