Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Rodinei jamais poderia estar no Flamengo de 2022

Do UOL, em São Paulo

11/07/2022 11h51

O Flamengo atuou diante do Corinthians com jogadores poupados para o jogo de quarta-feira pela Copa do Brasil e acabou derrotado por 1 a 0 na Neo Química Arena, com gol contra de Rodinei, jogador que pertence ao elenco desde 2016, com uma passagem pelo Internacional no período, mas que não tem grande apreço do torcedor, em especial depois que o clube rubro-negro passou a ter elencos mais caros.

No podcast Posse de Bola #244, Mauro Cezar Pereira afirma que a conta para as falhas de Rodinei, incluindo o gol contra na derrota para o Corinthians, é de responsabilidade pela gestão de futebol, que mantém o atleta no elenco mesmo sem que ele demonstre condições para acompanhar o nível técnico dos companheiros.

"Por deficiência técnica esse jogador jamais poderia estar no Flamengo em 2022. Ele chegou lá na virada de 2015 para 2016, o Muricy chegou ao Flamengo para ser técnico, ficou pouco tempo, teve que sair e o Rodinei chegou junto com ele. Até hoje o Rodinei está, uma coisa pavorosa, um jogador fraquíssimo", diz Mauro Cezar.

O colunista do UOL afirma que é urgente que o Flamengo contrate um jogador para a posição que consiga ser eficaz defensivamente, ressaltando que Rodinei consegue ser útil ofensivamente, mas que para uma posição na qual precisa marcar, não dá para confiar nele.

"Ele é muito ruim, o Flamengo precisa correr para contratar qualquer jogador razoável que saiba jogar numa linha defensiva como lateral direito. Qualquer jogador razoável, não precisa ser um Philipp Lahm, não precisa trazer um cara, o Montiel, 10 milhões de euros. Um jogador que saiba jogar ali, alguém que saiba o que fazer na posição, o Rodinei é um desastre", diz Mauro.

"Só este ano o Rodinei já falhou contra o Atlético-MG no gol do Hulk, contra o São Paulo, gol do Calleri, contra o Talleres, contra o Fluminense na final carioca. É um jogador que não tem condições de jogar em um time de primeira divisão. O Flamengo ganhou um título brasileiro em 2020 porque o Internacional fez a loucura de pagar R$ 1 milhão para escalar o Rodinei", completa.

Para Mauro Cezar, é injustificável a falha e o gol contra no jogo diante do Corinthians, assim como a permanência de Rodinei no elenco em um período no qual o Flamengo é um dos clubes que mais investem em contratações.

"O Flamengo traz esse jogador de volta, ainda fica com ele para essa temporada e ainda se pensou, não sei se ainda pensa, em renovar o contrato. Isso é de uma falta de entendimento de futebol, é uma coisa patética, porque o rapaz não tem condições e a culpa não é dele, é desses caras que mantêm o Rodinei no elenco, não tem condições", diz Mauro Cezar.

"Ele é um cara da linha defensiva, o que ele fez ontem não tem desculpa, uma jogada básica, rebate a bola para fora com a perna esquerda ou domina, estava sozinho. Ele já permite o cruzamento do Adson na origem do lance, ele não oferece resistência. O Adson cruza, a bola vai do outro lado, volta para ele, o Adson está longe e ele bota para dentro do gol", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL