Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Abel é excelente, mas conspiração contra o Palmeiras não cola

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 12h13

O Palmeiras venceu o Ceará no sábado (30) por 2 a 1, no Castelão, e manteve a vantagem de quatro pontos na liderança do Brasileirão, mas o jogo foi marcado por novas reclamações de arbitragem do técnico Abel Ferreira, que voltou a cobrar que o campeonato seja decidido apenas dentro das quatro linhas pelos times.

No podcast Posse de Bola #250, Arnaldo Ribeiro afirma que o comportamento do técnico palmeirense à beira do campo e nas entrevistas só pega bem com a torcida do Palmeiras, é demagógico e a teoria de uma conspiração contra o clube não cola.

"Abel Ferreira é um excelente treinador, isso é indiscutível, as estratégias dele são muito boas, ele mudou o patamar do Palmeiras, passou a ser um time completamente diferente, competitivo, difícil de ser batido em qualquer circunstância, mas o comportamento do Abel na beira do campo e nas coletivas depois do jogo, é uma coisa. Essa conspiração contra o Palmeiras, eu sei que para o torcedor do Palmeiras aquilo é maravilhoso de ser ouvido, mas é muito demagógico", diz Arnaldo.

"Perde até o sentido, em toda coletiva, 'acho que o campeonato talvez não seja decidido nas quatro linhas'. Já é a terceira vez que ele fala isso. Isso é uma baita cascata, vamos combinar. É claro que para o torcedor do Palmeiras aquilo é música para os ouvidos, porque o palmeirense em si historicamente ele vê, o Felipão soube aproveitar muito bem isso quando dirigiu o Palmeiras, o 'nós contra todos', 'nós contra eles todos'. É uma coisa que cola e vem de antes. Para a gente já não cola mais porque é repetitivo", completa.

O jornalista também cita a eliminação do Palmeiras para o São Paulo na Copa do Brasil como algo que o treinador português ainda não conseguiu digerir e que o discurso em relação à arbitragem também tira o foco de erros que Abel Ferreira e seus comandados cometem em campo.

"Tem a questão da eliminação da Copa do Brasil, até agora não digerida e é um discurso que encobre qualquer erro que possa acontecer da parte do Abel e dos jogadores, do jogador que perde pênalti, da escalação errada, de uma substituição errada, só fica nessa ciranda e de fato é conversa para boi dormir, é sempre pensando na próxima partida", diz Arnaldo.

"Fico imaginando se tivesse acontecido o contrário no primeiro grande confronto que ele teve no Palmeiras, contra o River Plate. Aquela partida exemplar na Argentina, a partida exemplar do River na volta e a questão dos gols anulados do River em sequência e que o Gallardo foi lá e, o Gallardo, que é o melhor técnico sul-americano segundo o Abel, ele foi eliminado de duas Libertadores com muita polêmica passou, não está falando. Diferença de posturas e diferença de qualidade de comando dos dois times, embora o Abel seja um baita treinador", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.