NFL traz ao Brasil o jeito americano de fazer a 'fan fest' do Super Bowl
Depois de muita espera, o Brasil recebe pela primeira vez na história um evento oficial da NFL: trata-se do 'NFL in Brasa', que está sendo realizado em São Paulo, no Komplexo Tempo, neste final de semana. Com atividades imersivas, baseadas na prática do futebol americano, e foco na gastronomia, o projeto tem como grande atrativo a transmissão do Super Bowl, entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, em um telão de 50m². Mas se engana quem pensa que essa é apenas uma 'fan fest' igual a todas as outras.
Inspirados na tradição estadunidense de realizar churrascos do lado de fora dos estádios antes dos jogos, o evento é uma resposta ao alto interesse do público pela modalidade, como explica Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sports, agência de marketing parceira da NFL desde 2015, exclusivo ao LANCE!.
+ Relembre 20 shows icônicos do intervalo do Super Bowl
+ Super Bowl neste domingo! Listamos os times com mais títulos da final da NFL
+ Super Bowl 57: marcas pagam R$ 35 milhões por 30 segundos no intervalo
- A NFL Brasil é muito demandada pelos fãs para ter eventos ao vivo da Liga no país. As pessoas torcem muito por um jogo. Quem sabe, em algum momento lá na frente, vai acontecer. Mas enquanto esse jogo não acontece, a gente pensou que seria uma oportunidade bacana de fazer esse evento, que acontece nos Estados Unidos também. Uma espécie de 'fan fest', que não é um conceito distante do que já temos por aqui, mas com essa cultura toda da NFL.
Quando Pedro diz 'cultura de NFL', se refere mais especificamente à mistura entre o festival de churrasco - são 11 estações assinadas por chefs renomados e curadoria do 'Churrascada' -, os desafios técnicos, como passe e field goal, que lembram muito o 'Combine' da NFL - evento de observação de calouros, uma espécie de peneira - a exposição de itens, como os capacetes de todas as franquias, as gincanas e os shows musicais, distribuídos em mais de 6000m² de área. Também há no local uma loja com produtos oficiais da Liga. A partir de R$ 49,90, é possível sair do 'NFL in Brasa' com alguma lembrança do evento. Os mini capacetes são um dos campeões de venda, de acordo com Marcelo Bevenuto, fundador da Sport America.
Camisetas e colecionáveis estão à venda na loja do evento (Foto: João Marcos / LANCE!)
Com todas essas possibilidades de lazer, os organizadores esperam receber cerca de 7 mil pessoas ao longo dos dois dias de evento (sábado e domingo). A expectativa de Bevenuto é atender, pelo menos, metade desse público em sua loja. Números modestos, se levarmos em consideração a popularidade do esporte no país. Dados divulgados pela pesquisa Sponsorlink, realizada pelo Ibope Repucom, dão conta que o Brasil tem mais de 35 milhões de fãs declarados de futebol americano. Em 2016, eram apenas 3 milhões.
O crescimento da Liga no Brasil também pode ser verificado através dos resultados de busca na internet: a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, constatou aumento de 50% nas buscas pelo termo 'NFL' em setembro - quando o campeonato tem início - se comparado os anos de 2019 e 2022. A tendência se confirma com jogadores e times: no mesmo período, os nomes dos quarterbacks Tom Brady (aposentado, ex-Patriots e Buccaneers), Aaron Rodgers (Packers) e Patrick Mahomes (Chiefs) tiveram aumento significativo nas pesquisas - respectivamente, 147%, 92% e 30%. Curiosamente, as camisas mais vendidas no 'NFL in Brasa' são de Patriots, Packers e Chiefs - além dos 49ers.
O 'desafio de tackles' é uma das atrações do evento (Foto: João Marcos / LANCE!)
Todos esses dados fazem a NFL enxergar o país como um grande mercado consumidor. Prova disso, é que a organização do evento não espera retorno do investimento - em torno de 2,5 milhões de reais - na edição deste ano, como declarou Pedro.
- É um investimento da Liga no Brasil. Mas esperamos atingir (o valor investido) na próxima edição, com mais pessoas participando. Tem mais patrocinadores para vir também. Quem entrou está muito feliz, tanto público como patrocinadores.
Por fim, Pedro ainda detalhou os planos da Liga para o Brasil no futuro. A intenção é que o projeto se repita a cada Super Bowl. Além disso, há ideias para novos eventos ao longo da próxima temporada, com possibilidade de um já na abertura do campeonato.
- Ano que vem queremos crescer, fazer maior que o deste ano, com mais atividades. A gente vai ter também eventos itinerantes, estamos com muita demanda de Shoppings Centers e outras cidades querendo receber uma experiência ao vivo da NFL.
Os bares e as estações gastronômicas são o diferencial do projeto (Foto: João Marcos / LANCE!)
Para os interessados, o 'NFL in Brasa' ainda tem ingressos disponíveis. Neste domingo, serão duas sessões: uma das 10h às 16h e outra a partir das 18h, que contará com a exibição da partida final no telão. Mais informações podem ser encontradas no site sympla.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.