Topo

Campeão mundial dos pesos pesados do boxe quer disputar Olimpíadas do Rio

Ucraniano Wladimir Klitshcko castiga Alex Leapai durante defesa do cinturão dos peso-pesados - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Ucraniano Wladimir Klitshcko castiga Alex Leapai durante defesa do cinturão dos peso-pesados Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Das agências internacionais, em Kiev (Ucrânia)

28/04/2014 13h49

O campeão mundial de boxe na categoria peso pesado, Wladimir Klitschko, disse nesta segunda-feira que espera participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de Janeiro, em 2016, segundo a agência ucraniana Interfax.

“Espero que a federação internacional de boxe amador me entenda e que eu tenha saúde e motivação suficientes para estar nas Olimpíadas dentro de dois anos”, afirmou o ucraniano de 38 anos, que é um dos maiores ídolos de seu país.

Klitschko, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Atlanta, em 1996, relatou que conversou com seu antigo treinador Emanuel Steward durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, e se animou para voltar no Rio. Porém o técnico morreu pouco depois daqueles Jogos. “Já tenho um título olímpico e seria estupendo repetir esta experiência vinte anos mais tarde”, disse.

No último final de semana, Klitschko manteve sua soberania na categoria peso-pesado do boxe. Ele defendeu os cinturões da FIB (Federação Internacional de Boxe), OMB (Organização Mundial de Boxe), OIB (Organização Internacional de Boxe) e AMB (Associação Mundial de Boxe) depois de superar Alex Leapai no quinto round. Com a vitória, o ucraniano chegou a dez anos sem ser derrotado, sendo sua última para Lamon Brewster, em abril de 2004.

Depois da luta, o campeão mundial se mostrou preocupado com a situação política de seu país, que se vê em meio a um impasse com a Rússia. “Minha mente estava voltada para a Ucrânia e o que está acontecendo por lá. Os políticos precisam achar uma solução sem deixar virar uma guerra. O país precisa seguir unido", falou.