Royce Gracie "vira casaca" e é o novo garoto-propaganda de rival do UFC
Pergunte à maioria dos lutadores de MMA: “como você conheceu este esporte?”. A maioria responderá que foi vendo fitas dos primeiros UFCs e ficando em choque com as atuações do primeiro campeão do evento, Royce Gracie, o franzino praticante de jiu-jítsu que vencia gigantes de outras modalidades. Passados 20 anos, o brasileiro que é a pedra fundamental do Ultimate virou garoto-propaganda do principal rival, o Bellator.
O surpreendente anúncio da parceria aconteceu nesta quarta-feira, com a divulgação de frases com trocas de elogios entre Royce e o presidente do Bellator e de uma imagem do ex-lutador vestindo um quimono com o símbolo da organização.
“Eu conheço Scott (Cocker, presidente do Bellator) há um longo tempo e sempre o respeitei não só como promotor, mas como um representante das artes marciais que sempre tratou os lutadores com respeito e com o verdadeiro entendimento de seus valores. Bellator e a Viacom querem dar aos fãs lutas empolgantes e permitir aos lutadores que continuem a crescer e, mais importante, prover para suas famílias, e isso é algo de que quero fazer parte”, afirmou Royce, em comunicado.
“O UFC fez um grande trabalho nos últimos anos construindo este esporte e o transformando em global e sou feliz de ter feito parte disso, mas o Bellator é uma organização em crescimento e fico honrado de ser parte disso. Com a dedicação e o talento das pessoas associadas à companhia, nós podemos ir mais longe no crescimento do MMA pelo mundo”, acrescentou.
Royce Gracie foi o primeiro campeão do UFC, quando seu irmão, Rorion, fundou o evento, criando as (poucas) regras dos seus primórdios, o octógono e o formato inicial em que não havia limite de tempo ou categorias de peso. Além do UFC 1, Royce foi campeão na segunda e na quarta edições.
As suas atuações renderam um espaço no Hall da Fama do UFC, e mesmo ele tendo feito lutas por outras organizações, ambas as partes tinham uma relação próxima nos últimos anos, com Royce comparecendo a eventos e ajudando na divulgação do Ultimate pontualmente.
O ex-lutador já iniciou sua promoção do Bellator, e fará aparições, sessões de autógrafos e dará seminários aliando sua imagem à do evento. Além disso, o Bellator promete lançar uma linha de produtos de Royce, em 2015.
“Chamar Royce de lenda é menosprezá-lo. Royce e a família Gracie são os responsáveis diretos por fazerem deste esporte o que são hoje, e temos muita sorte de ter ele como parte da família Bellator. Royce vai servir em diferentes aspectos e estou ansioso para todos interagirem com uma das figuras mais icônicas do esporte”, disse Scott Cocker, que foi presidente do Strikeforce e assumiu a liderança do Bellator em 2014, buscando revolucionar o evento e ampliar a concorrência com o UFC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.