Com joelhada, Werdum nocauteia e se torna o campeão interino dos pesados
O brasileiro Fabricio Werdum conquistou na madrugada deste domingo (16) o cinturão interino dos pesados, no UFC 180, realizado no México. Werdum, que é conhecido por um excelente jiu-jitsu e jogo de chão, surpreendeu vencendo Mark Hunt por nocaute técnico, com uma bela joelhada.
Werdum não começou tão bem no combate: logo no início da luta, tomou um knockdown, aparentava um pouco de cansaço e perdeu o primeiro round para Hunt, que se posicionou melhor. No intervalo entre rounds, o técnico no córner avisou o brasileiro que ele precisava se movimentar mais, e o recado surtiu efeito. Werdum voltou com mais ânimo enquanto o neozelandês começou a se cansar.
Na metade do segundo round, Werdum conseguiu encaixar uma joelhada voadora e muito plástica, que derrubou o gigante Hunt, um lutador conhecido por ter um queixo duro e ser forte na trocação. Assim que o neozelandês caiu no octógono, Werdum correu para acertar uma sequência de socos e assegurar a vitória por nocaute técnico, que lhe deu o cinturão interino dos pesados.
Um título interino é concedido quando o campeão atual da categoria passa um longo período sem lutar, seja se recuperando de lesões – como é o caso de Cain Velásquez no momento – ou resolvendo alguma questão contratual, como já ocorreu com Randy Couture. Originalmente, o UFC 180 teria Werdum enfrentando Velásquez, que é norte-americano, mas tem ascendência mexicana e forte identificação com o país.
Porém, o campeão sofreu uma lesão grave no joelho, e ainda não tem data de retorno. Por isso, Mark Hunt foi chamado, com 21 dias de antecedência, para substituir Velásquez. Com a saída do campeão, Werdum assumiu o papel de mexicano, pois já era conhecido no país por ser comentarista do UFC lá, fala espanhol fluentemente e se mudou para o México nos últimos dois meses, para realizar o seu treinamento na altitude elevada do país.
Aos 37 anos de idade, Fabrício Werdum se tornou o décimo campeão brasileiro no UFC e o terceiro interino da organização, igualando-se a Rodrigo Minotauro, que conquistou o título interino dos pesados em fevereiro de 2008, mas o perdeu para Frank Mir, em dezembro daquele ano; e a Renan Barão, que ganhou o cinturão interino dos galos em julho de 2012, chegou a ter o título linear, mas o perdeu em maio deste ano, quando foi derrotado por T.J. Dillashaw.
Werdum pode conquistar o título linear em breve. Nesta semana, o presidente do UFC, Dana White, já deu um ultimato para Caín Velásquez, que ainda se recupera da lesão no joelho: ou volta a lutar em março de 2015, para enfrentar Werdum e unificar os cinturões, ou o brasileiro terá o título linear. “Nós estamos indo nessa direção”, afirmou White na última quinta-feira (13). “Esta luta no México é pelo título interino. Então, se Cain não puder competir novamente, o vencedor do combate será visto como o campeão”.
Além de Werdum, Minotauro e Barão, outros seis lutadores já tiveram cinturões interinos no UFC: Georges St. Pierre, nos meio-médios; Carlos Condit, também nos meio-médios; Randy Couture, nos meio-pesados; Andrei Arlovski, nos pesados; Frank Mir, nos pesados; e Shane Carwin, nos pesados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.