Topo

MMA


Rafael dos Anjos usou intimidação como estratégia: "Perseguir e assustar"

Do UOL, em São Paulo

15/03/2015 05h30

A intimidação foi a principal estratégia de Rafael dos Anjos para derrotar Anthony Pettis e tomar seu cinturão dos leves, no UFC 185, realizado na madrugada deste domingo (15). “A estratégia era perseguir ele, bater forte, assustar ele com os meus socos”, explicou o novo campeão da categoria.

“Quando bati nele, chutei, soquei, eu vi que ele sentiu que eu estava me esforçando. E era parte do jogo fazer ele ter medo dos meus chutes e socos”, afirmou o brasileiro. Rafael dos Anjos venceu o combate por decisão unânime dos juízes, e dominou a luta do início ao fim. No primeiro round, usou bastante o muay thai para pressionar Pettis com socos fortes e chutes altos.

Nas etapas seguintes, usou bastante também o wrestling e o jiu-jitsu, derrubando o ex-campeão em várias ocasiões e se mantendo por cima, pontuando. Incapaz de responder aos ataques de Rafael e acuado no combate, Pettis passou a demonstrar cansaço e abatimento a cada round que passava, demonstrando que a estratégia do brasileiro foi eficaz.

“Eu não imaginei que ninguém pudesse fazer isso contra o Pettis”, garantiu Dana White, presidente do UFC, que se impressionou muito com a performance do novo campeão dos leves. O dirigente lembrou também da vitórias de Rafael contra Nate Diaz e contra o ex-campeão Ben Henderson.

“Ele chamou a atenção de todo mundo quando venceu Henderson por nocaute técnico. E bateu tanto no Nate Diaz, eu não achava que ninguém podia fazer isso e ele fez, dominou em todos os lugares. Bater Pettis e tomar o cinturão é algo grande, mas, nos meus olhos, o que ele fez naquela luta foi inacreditável”.

Após a vitória e a conquista do cinturão dos leves, Rafael dos Anjos revelou que lutou com uma lesão no joelho. Mesmo assim, pensou no futuro quando questionado sobre sua primeira defesa de cinturão. O desafiante deve sair do combate entre Donald Cerrone e Khabib Nurmagomedov, dois lutadores que o brasileiro enfrentou recentemente.

Como foi derrotado pelo russo, em abril de 2014, Rafael dos Anjos avisou que será um lutador diferente e melhor. “Meu objetivo é melhorar sempre. Estou sempre procurando a perfeição, tenho o melhor time me apoiando. Khabib tem um teste duro contra Cerrone, mas com certeza o meu objetivo é evoluir toda vez”, concluiu.