Topo

MMA


Campeão do UFC dá dica para vencer Ronda: "Irrite-a como Bethe fez"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/08/2015 14h02

Como vencer Ronda Rousey? Essa foi a pergunta que 14 lutadoras que encararam a norte-americana durante a carreira devem ter feito e não encontraram resposta. A última, Bethe Correia, no entanto, parece ter sido a que chegou mais perto de respondê-la, na opinião de Daniel Cormier, atual campeão dos meio-pesados do UFC.

“Se eu fosse treinador contra Ronda Rousey, não saberia o que dizer para (Miesha) Tate ou qualquer uma que fosse para essa luta”, admitiu em entrevista ao “The Steve Austin Show”, antes de citar a tática do trash talk utilizada pela brasileira.

“Irrite-a. Irrite-a como Bethe fez e espere que ela abandone a luta agarrada. Então ela apenas ficará em pé com você, o que significa que você tem mais chances, mesmo que não signifique uma chance muito grande. Você tem mais chances em pé do que lutando agarrada a ela. Essa é a minha abordagem como treinador”.

Antes do UFC 190, Bethe Correia afirmou diversas vezes que Ronda só sabia lutar no chão e que não aguentaria trocar golpes com ela. Quando se enfrentaram, o combate foi todo em pé e acabou com vitória por nocaute da norte-americana em apenas 34 segundos.

Ainda analisando a estratégia de Bethe, Cormier recomendou apenas que as lutadoras não envolvam a família, como a brasileira teria feito. Em uma das entrevistas, Bethe disse esperar que Ronda não se suicidasse depois que ela vencesse. O problema é que o pai da norte-americana cometeu suicídio quando ela tinha oito anos.

“Não fale da família. Irrete-a de outro jeito. Não deixe que isso chegue ao nível pessoal que Bethe levou. Isso é ruim. Mas ela (Bethe) fez um grande trabalho, apesar de tudo. Ela vendeu a luta. Bethe Correia fez as pessoas se sentirem importantes. (Aposta de) 18 para 1 foi a maior diferença da história do UFC, mas nós ficamos ligados porque queríamos ver como Ronda ia fazer e como ela faria essa mulher pagar”.

Muito acima das outras

Com 15 vitórias desde que ingressou no MMA (três como amadora), Ronda Rousey é vista como a melhor lutadora do esporte. Para Cormier, isso acontece por ela estar “20 anos à frente de seu tempo”.

“Ela veio 20 anos mais cedo. Daqui a 20 anos, teremos garotas que lutaram judô nos Jogos Olímpicos e elas lutarão no nível que provavelmente está hoje. Ela está 20 anos à frente de seu tempo”, continuou Cormier, que usou a luta contra Bethe como exemplo.

“Ela queria prolongar a surra em Bethe Correia, mas elas não podem com ela, mesmo quando ela (Ronda) tenta arrastar (a luta)”, afirmou. “Ronda queria fazer Bethe pagar e ela a deixou com a cara no chão depois de um soco de direita. Você pode imediatamente ver que Bethe entendeu que Ronda estava na cabeça dela. Foi tipo ‘uau, ela está me batendo onde eu supostamente levaria vantagem’”, completou.