Topo

Mar perigoso paralisa etapa e adia bateria de Medina no Havaí para domingo

Do UOL, em São Paulo

13/12/2014 20h24

Com o mar em condições perigosas para os surfistas, a Associação dos Surfuistas Profissionais (ASP) decidiu adiar para domingo o início da terceira fase da etapa de Pipeline (Havaí), que estava prevista para acontecer logo após o fim da repescagem, já encerrada.

Desta maneira, o brasileiro Gabriel Medina entrará na água para enfrentar o havaiano Dusty Payne apenas no domingo, às 15h30 (horário de Brasília). A bateria será a sexta da terceira fase.

Após um início de dia sem grandes ondas, o mar foi crescendo, fechando o dia com ondas que chegavam a 6 metros. Os organizadores esperaram cerca de uma hora por melhorias das condições, para autorizar a entrada dos surfistas no mar.

Nas últimas baterias da repescagem, vários surfistas tiveram dificuldade para passar pela arrebentação e conseguir executar manobras. A equipe de resgate teve de entrar em ação em várias oportunidades para rebocar os competidores com jet ski.

Quando puder competir, Medina enfrentará um rival que não participou de nenhuma etapa do WCT em 2014 e só entrou na chave principal graças a um convite da organização. Payne, de 25 anos, competiu na divisão de acesso, o WQS, e teve um título ao longo deste ano.

Na etapa de Pipeline, ele foi derrotado na primeira rodada, mas conseguiu se manter vivo na disputa ao superar o sul-africano Jordy Smith na repescagem. A vitória sobre o rival se deu em uma situação inusitada. A cerca de 20 minutos do fim da bateria, Smith deslocou o ombro direito e teve de deixar o mar. Payne ficou sozinho no mar e consegui executar uma manobra que lhe rendeu o triunfo, apesar do empate em 4,3 a 4,3.

Caso Medina vença a bateria, eliminará Kelly Slater da corrida pelo título. Se Mick Fanning também perder, o brasileiro será campeão mundial.

Fanning está na nona bateria e enfrentará o francês Jeremy Flores. Slater compete na última eliminatória contra o brasileiro Alejo Muniz.

Confira todos os cenários possíveis para Medina ser campeão:

- Se for segundo colocado, ficará com o título independentemente dos resultados dos rivais
- Se for eliminado na semifinal, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se for eliminado nas quartas de final, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se Medina cair nas oitavas de final, perderá o título se Mick Fanning chegar à decisão.
- Se terminar entre as 13ª e 25ª posições, Medina perderá o título se Fanning chegar à semifinal.
- Se Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições e Fanning acabar em quinto, haverá uma bateria decisiva entre os dois para definir o campeão.
- Se Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições e Fanning acabar abaixo do quinto lugar, uma vitória na etapa dará o título a Kelly Slater.

Atualizada às 21h58