Topo

Medina enfrentará surfista local em busca do título mundial

Do UOL, em São Paulo

13/12/2014 19h16

Gabriel Medina terá pela frente um surfista local em sua bateria na terceira fase do WCT de Pipeline, no Havaí. Em busca de um inédito título mundial, o brasileiro enfrentará Dusty Payne. A eliminatória será a sexta da rodada e pode acontecer apenas no domingo.

Payne não participou de nenhuma etapa do WCT em 2014 e só entrou na chave principal graças a um convite da organização. O surfista de 25 anos competiu na divisão de acesso, o WQS, e teve um título ao longo deste ano.

Na etapa de Pipeline, ele foi derrotado na primeira rodada, mas conseguiu se manter vivo na disputa ao superar o sul-africano Jordy Smith na repescagem. A vitória sobre o rival se deu em uma situação inusitada. A cerca de 20 minutos do fim da bateria, Smith deslocou o ombro direito e teve de deixar o mar. Payne ficou sozinho no mar e consegui executar uma manobra que lhe rendeu o triunfo, apesar do empate em 4,3 a 4,3.

Caso Medina vença a bateria, eliminará Kelly Slater da corrida pelo título. Se Mick Fanning também perder, o brasileiro será campeão mundial.

Fanning está na nona bateria e enfrentará o francês Jeremy Flores. Slater compete na última eliminatória contra um rival ainda indefinido.

Confira todos os cenários possíveis para Medina ser campeão:

- Se for segundo colocado, ficará com o título independentemente dos resultados dos rivais
- Se for eliminado na semifinal, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se for eliminado nas quartas de final, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se Medina cair nas oitavas de final, perderá o título se Mick Fanning chegar à decisão.
- Se terminar entre as 13ª e 25ª posições, Medina perderá o título se Fanning chegar à semifinal.
- Se Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições e Fanning acabar em quinto, haverá uma bateria decisiva entre os dois para definir o campeão.
- Se Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições e Fanning acabar abaixo do quinto lugar, uma vitória na etapa dará o título a Kelly Slater.