Medina avança, tira Slater da briga e fica ainda mais perto do título
Gabriel Medina está cada vez mais perto do primeiro título brasileiro da história do surfe mundial. Nesta sexta-feira, o paulista de apenas 20 anos passou pelo terceiro round ao levar a melhor sobre o havaiano Dusty Payne e avançou para a quarta etapa. Com este resultado, Kelly Slater (dono de 11 Mundiais) deu adeus à briga pelo título.
Agora, a disputa está apenas entre Gabriel Medina e Mick Fanning, que superou o francês Jeremy Flores na nona bateria por 10,84 a 7,76. A onda que manteve o australiano na briga pelo título veio nos minutos finais da bateria (um 8,17).
Medina voltou com tudo na etapa do Havaí. Logo em sua primeira onda pegou um belo tubo e arrancou nota 8,83 dos juízes - a onda foi comemorada como um gol pelos brasileiros que enchem a praia.
Logo depois, tirou um 5,83, mas já no fim da bateria pegou uma direita (Backdoor) e conseguiu repetir a nota 8,83, somando 17,66 contra apenas 11,84 do havaiano.
“Espero que continue andando e passando de fase. Como sempre digo, fiquei focado no meu trabalho, no meu plano, encontrei duas ondas divertidas e estou muito contagiado com as vibrações da torcida. Nunca imaginei que teria tanta gente aqui na torcida. Mas não ganhei nada, tenho que passar algumas baterias para me tornar campeão mundial”, disse Medina após a bateria.
Agora, no quarto round, Gabriel Medina terá pela frente o australiano Josh Kerr e o também brasileiro Filipe Toledo na segunda bateria. Mesmo se não vencer, irá para a repescagem no quinto round e seguirá com chances de avançar para as quartas de final.
Mick Fanning, por sua vez, terá como adversários na terceira bateria do quarto round dois conterrâneos: Julian Wilson e Adrian Buchan. Caso seja derrotado, ainda disputa a repescagem e também as chances de título.
Gabriel Medina deve retornar à água por volta das 19h25 (de Brasília). Fanning aparece logo na bateria seguinte. Já o astro Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, foi eliminado no terceiro round pelo brasileiro Alejo Muniz, que somou 15,50 pontos contra 13,10 do americano.
A etapa do Havaí voltou a ser realizada depois de cinco dias de adiamentos por conta do mar sem ondas. Nesta sexta, porém, o swell chegou a Pipeline e boas ondas foram surfadas pelos atletas.
Confira os cenários possíveis para Gabriel Medina a partir de aqui:
- Se for segundo colocado, ficará com o título independentemente do resultado de Fanning
- Se for eliminado na semifinal, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa
- Se for eliminado nas quartas de final, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa
- Se Medina cai nas oitavas de final (queda na quinta fase), perderá o título se Mick Fanning chegar à decisão
Veja as quatro baterias da quarta fase:
1. John John Florence, Owen Wright e Michel Bourez
2. Josh Kerr, Filipe Toledo e Gabriel Medina
3. Julian Wilson, Adrian Buchan e Mick Fanning
4. Sebastien Zietz, Kai Otton e Alejo Muniz
* atualizada às 19h01
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.