Topo

Medina se diz pronto para aumento de cobranças e não teme amarelar

Fábio Aleixo

Do UOL, em Guarulhos (SP)

23/12/2014 21h14


De uma simples promessa a campeão mundial. Gabriel Medina começou 2014 como um azarão e terminou a temporada como o maior surfista do planeta. Agora, em 2015, entrará no Circuito Mundial (WCT) como o cara a ser batido.

Aos 21 anos de idade, o jovem garante estar preparado para lidar com as cobranças dos torcedores e da imprensa e não teme amarelar na tentativa de buscar o bicampeonato mundial.

"Em questão de pressão, acho que é normal do brasileiro estar sempre cobrando, seja no futebol, no surfe, enfim, no esporte. Com certeza, agora a responsabilidade aumentou. Estou preparado. Já recebi várias críticas até agora. Sou um cara que consigo lidar  bem com a pressão. Vai ser difícil manter, mas não é impossível", afirmou Medina.

O novo ídolo brasileiro reconheceu também que neste ano a questão psicológica foi mais fácil de ser trabalhada, uma vez que a cobrança praticamente não existiu. Com exceção da etapa decisiva de Pipeline, Medina não foi figurinha carimbada nas principais manchetes nem atraiu a atenção de tantos torcedores.

"Esse ano sem mídia, sem muita gente em cima cobrando, foi mais fácil de competir. Tanto que quando cheguei no aeroporto e vi tanta gente eu tomei susto. A ficha ainda não caiu", disse.

Medina começará a busca pelo bicampeonato mundial no dia 28 de fevereiro, em Gold Coast, na Austrália. Ele foi o campeão desta etapa em 2014.