Topo

Amigo de Medina, surfista é baleado em discussão e está em estado grave

Ricardo Santos (direita) posa para foto com os surfistas Gabriel Medina e Miguel Pupo - Reprodução/Instagram
Ricardo Santos (direita) posa para foto com os surfistas Gabriel Medina e Miguel Pupo Imagem: Reprodução/Instagram

Aline Torres e Fábio Aleixo

Do UOL, em Florianópolis e São Paulo

19/01/2015 12h20

O surfista profissional Ricardo Santos foi baleado na manhã desta segunda-feira em Santa Catarina, após uma discussão na Guarda do Embaú. Amigo do campeão mundial Gabriel Medina, o atleta de 24 anos foi atingido por três disparos.

Segundo testemunhas, o surfista estava trabalhando em uma obra para erguer sua nova casa, quando um carro se aproximou e criou um tumulto. O atleta se queixou e acabou baleado no abdômen e no tórax.

O estado de saúde do surfista é considerado grave. Os tiros atingiram os rins e os pulmões. Ele está internado no Hospital Regional de São José, onde passa por cirurgia.

Segundo seu amigo Natael Majer, Ricardo entrou em cirurgia às 12h e os médicos tentam controlar a hemorragia interna. O surfista foi socorrido pelo helicóptero Arcanjo às 9h. O major Kemper que ajudou no resgate conta que ele estava consciente, embora um pouco desorientado.

Dois suspeitos de atirar no surfista Ricardo dos Santos foram presos e estão na Delegacia de Palhoça. Um deles é policial em Joinville, o outro é seu irmão, menor de idade. Eles foram capturados há alguns minutos, escondidos em uma casa na Guarda do Embaú, em Palhoça. Na garagem estava o Citröen C3, com placa de Joinville, descrito pelas testemunhas que estavam no praia da Madre, quando Ricardo foi baleado.

Ricardo é natural da Guarda do Embaú, em Palhoça, região da Grande Florianópolis. Na sua carreira tem importantes conquistas, como uma bateria do World Tour (WT), disputado em Teahupoo, no Taiti, em 2012, quando superou das lendas do esporte, Kelly Slater, onze vezes campeão mundial. Com a façanha, o catarinense levou para casa o troféu Andy Irons Forever, escolha dos surfistas do WT para o atleta mais corajoso da competição.

Pelo destaque nas ondas é patrocinado por importantes marcas do segmento. A última vitória de Ricardo Santos foi conseguir uma vaga no Allianz Capítulo Perfeito, evento que vai juntar alguns dos melhores do mundo na praia de Carcavelos, em Portugal, neste ano.

Amigo de Ricardo Santos desde os 10 anos de idade, Alejo Muniz conversou com a reportagem do UOL Esporte e mostrou-se chocado com a notícia.

"Vi a notícia de manhã na internet e até agora estou em estado de choque, aqui na frente do computador, sem conseguir acreditar no que aconteceu. Conheci o Ricardinho quando tínhamos dez anos, ele morou por dois anos com a minha família em Florianópolis. É como um irmão. O Ricardinho é um cara super de boa, que nunca teve problema com ninguém", afirmou o surfista.

Alejo disse que também está em busca de notícias sobre o amigo.

"Alguns dizem que é muito grave, outros que nem tanto. Mas temos de esperar uma posição oficial dos médicos", afirmou.

Por meio de seu perfil no Instagram, Gabriel Medina também se pronunciou.

"Muito triste com a noticia, mas Deus vai te guardar irmão, estamos em oração por você, Força Irmão!!!!!! To contigo @ricardosantos90", escreveu.