Gabriel Medina começa busca pelo bi mundial nesta sexta; Saiba como torcer
A Liga Mundial de Surfe (WSL) vai começar, e Gabriel Medina irá em busca do bicampeonato. A corrida pela segunda taça consecutiva começa na noite desta sexta-feira (horário de Brasília) em Gold Coast, na Austrália, e só terminará em dezembro, novamente no Havaí.
Do fim do ano passado até agora, você ouviu falar muito de Medina e o paulista de 21 anos ganhou o status de novo herói nacional.
Mas você sabe como torcer em um competição de surfe? Sabe por onde os surfistas passam ao longo de toda a temporada ou até mesmo como funcionam as baterias e a pontuação?
Sua resposta é não? Sem problemas. Na lista abaixo, você verá dicas de como fazer para não perder nenhum lance e poder discutir com seus amigos e parentes sem ter vergonha de ser motivo de piadas.
Lembrando que a estreia de Medina será em uma bateria contra o compatriota Wiggolly Dantas e o americano Dane Reynolds.
Périplo pelo planeta e lugares paradisíacos
O Circuito Mundial conta com 11 etapas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. A Ásia é o único continente que não sedia um estágio. Cada um destes estágios tem duração de 11 ou 12 dias.
A Austrália sedia as três primeiras etapas, em Gold Coast (28/2 a 11/3), Bells Beach (1/4 a 12/4) e Maragret River (15/4 a 26/4). Depois, o circuito vem para a América do Sul. O Rio de Janeiro recebe a competição entre os dias 11 e 22 de maio. As disputas ocorrem na Barra da Tijuca.
O périplo pelo planeta segue em Fiji (7/6 a 19/6), Jeffreys Bay-AFS (8/7 a 19/7), Teahupoo-Taiti (14/8 a 25/8), Trestles-EUA (9/9 a 20/9), Landes-FRA (6/10 a 17/10), Peniche-POR (20/10 a 31/10) até chegar à decisão em Pipeline, no Havaí, entre os dias (8 e 20 dezembro).
Elite restrita e mais brasileiros para acompanhar
São 34 os surfistas que participam do Circuito Mundial regularmente e compõem o ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL). Mas a cada etapa, dois competidores entram na chave após receberem convites ou passarem por triagens. Desa forma, todo estágio conta com 36 participantes.
E não é só Medina que leva a bandeira brasileira. O país conta com outros seis representantes: Adriano de Souza (Mineirinho), Filipe Toledo, Miguel Pupo, Jadson Abdré, Wiggolly Dantas e Ítalo Ferreira.
Regularidade é fundamental
Assim como em um campeonato de pontos corridos, o importante é estar sempre somando. E ao fim das 11 etapas, cada surfista tem o direito de descartar os dois piores resultados acumulados ao longo do ano.
Os surfistas ganham pontos de acordo com a fase na qual são eliminados em cada uma destas etapas. O campeão leva 10 mil pontos e o vice 8 mil. Quem cai fora da semifinal fica com 6.500. Os quinto colocados (eliminados nas quartas de final) ganham 5.200. Os nono colocados (queda na quinta fase) levam 4 mil e os 13º (queda na terceira fase) ganham 1.750. A eliminação na segunda fase vale 500 pontos.
Nem sempre uma derrota significa eliminação
Sair do mar derrotado nem sempre significa que o surfista precisará voltar para casa eliminado. A formatação das chaves de cada etapa permite que um competidor perca até duas baterias e ainda assim fature o título daquela etapa.
Para entender como funciona cada um dos estágios é necessário um pouco de paciência. Mas vamos lá?
A chave sempre é composta por 36 surfistas. Na 1ª fase, são 12 baterias com três em cada uma delas. O vencedor vai diretamente à 3ª fase. Os outros dois disputam a 2ª fase, esta sim eliminatória. São 12 baterias de dois surfistas e apenas quem ganhar avança.
Na 3ª fase, são mais 12 baterias com dois competidores. O vencedor vai à 4ª fase e o derrotado é eliminado.
Na 4ª fase, são quatro baterias de três surfistas. O vencedor avanças às quartas de final. O segundo e o terceiro disputam uma nova repescagem (5ª fase), Neste estágio, são quatro baterias com dois surfistas. O vencedor se junta aos quadrifinalistas e quem perder dá adeus.
A partir das quartas de final, é mata-mata até o fim. Os oitos surfistas se enfrentam em duelos mano a mano até se conhecer o campeão.
Ter paciência é fundamental
Acompanhar um torneio de surfe não é tarefa das mais fáceis. A janela de competição dura entre 11 e 12 dias e dependendo das condições do mar é possível que em vários destes dias ninguém vá ao mar. As baterias também não são rápidas.
Elas têm 30 minutos de duração. Isso significa que apenas a primeira fase, que nem eliminatória é, tem seis horas de duração.
A cada dia as baterias começam às 8h locais e terminam por volta das 16h. Dependendo da necessidade da organização, o horário de término pode ser estendido.
Olho nos árbitros, afinal são eles que decidem
Por mais que você possa achar uma manobra espetacular, muitas vezes elas podem não corresponder aos critérios pré-estabelecidos pelos árbitros. Dependendo da condição do mar, um aéreo simples pode valer mais do que um tubo que você julgue sensacional. Os quesitos para o julgamento são passados para os surfistas antes de eles irem à água.
E não é só um juiz que decide o valor de uma onda. O colegiado é formado por cinco árbitros, livres para pontuar as manobras de 0 a 10, utilizando todas as casas centesimais. A maior e a menor nota são excluídas e se tira uma média das três restantes.
O surfista pode pegar até 15 ondas, mas somente as duas melhores entram na contagem final.
Quanto mais tempo o surfista conseguir permanecer na onda e quão difícil for o garu da manobra executada fazem a diferença no resultado final.
Vale lembrar que em cada bateria sempre existem prioridades, e um surfista não pode interferir na onda do outro. Elas mudam após o competidor realizar uma manobra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.