Topo

Única brasileira do circuito faz tira-teima com hexacampeã por vaga na semi

Silvana Lima ganhou uma e perdeu outra contra Stephanie Gilmore. Tira-teima vale vaga na semifinal - WSL / Laurent Masurel
Silvana Lima ganhou uma e perdeu outra contra Stephanie Gilmore. Tira-teima vale vaga na semifinal Imagem: WSL / Laurent Masurel

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 06h00

De acordo com os organizadores da Liga Mundial de Surfe (WSL), a etapa de Gold Coast retorna nessa terça-feira depois de 4 dias sem competição para as mulheres e 10 dias sem surfe entre os homens, o maior da história do circuito mundial.

Com o torneio feminino já na fase de quartas de final, o duelo mais esperado do dia acontece entre Silvana Lima, única brasileira no circuito, e a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore, que defende o título da etapa.

A expectativa sobre o duelo tem um motivo. A brasileira e a australiana já se enfrentaram duas vezes e protagonizaram grandes momentos só nessa primeira etapa da temporada. Com retrospecto de uma vitória para cada.

Lima levou a melhor no primeiro round, quando fez 18.16 e venceu Gilmore, que anotou 14.00 e foi para repescagem, onde venceu com facilidade.

As duas voltaram a se encarar no terceiro round, mas dessa vez foi a brasileira que foi mandada à repescagem. E não decepcionou: com direito a aéreo, Lima conseguiu nota máxima em uma das ondas e acabou classificada com 17.73.

Agora, as duas fazem novo mano a mano, mas dessa vez sem repescagem. Quem vencer garante vaga nas semifinais de Gold Coast e desponta como favorita ao título da etapa.

'Tempestade brasileira'

Entre os homens, a competição está bastante atrasada, pois ainda não passou da primeira fase após 11 dias. Nessa quarta, será disputado o segundo round da etapa - a repescagem.

Seis brasileiros entrarão na água, com destaque para o embate entre Miguel Pupo e Jadson André e as baterias de Kelly Slater e Mick Fanning, que precisam vencer sob pena de eliminação precoce.

A exceção é o campeão mundial e detentor do título da etapa, Gabiel Medina. O brasileiro venceu sua primeira bateria e aguarda a repescagem para saber quem pega na terceira fase.
 

Gold Coast abre a temporada da Liga Mundial de Surfe. Inicialmente programada de 28 de fevereiro a 11 de março, a etapa já foi prolongada até dia 13. Caso o movimento das ondas não melhore na praia de Snapper Rocks, os organizadores já cogitam mudar o local da etapa para conseguir terminar o torneio em tempo.

Mas, segundo previsão da WSL, isso não será preciso. A etapa está de volta nessa quarta e ondas maiores são esperadas nos últimos dias da competição.

Masculino - segunda fase (repescagem):
  1: Mick Fanning (AUS) x Dane Reynolds (EUA)
  2: Kelly Slater (EUA) x Jack Freestone (AUS)
  3: Michel Bourez (PYF) x Glenn Hall (IRL)
  4: Adriano de Souza (BRA) x C.J. Hobgood (EUA)
  5: Taj Burrow (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
  6: Josh Kerr (AUS) x Brett Simpson (EUA)
  7: Kolohe Andino (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
  8: Owen Wright (AUS) x Keanu Asing (HAV)
  9: Adrian Buchan (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
  10: Filipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS)
  11: Kai Otton (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA)
  12: Miguel Pupo (BRA) x Jadson Andre (BRA)

Feminino - quartas de final:
1: Malia Manuel (HAV) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
2: Stephanie Gilmore (AUS) x Silvana Lima (BRA)
3: Tyler Wright (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
4: Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA)