Ritual aborígene tenta salvar surfistas da falta de boas ondas na Austrália
Depois de 10 dias consecutivos de paralisação por falta de ondas, os melhores surfistas do mundo voltaram para a água na manhã desta quarta-feira para as disputas da repescagem da etapa de abertura da Liga Mundial de Surfe. E se depender de um australiano descendente de aborígenes, os próximos dois dias serão de boas ondas na praia de Snapper Rocks, em Gold Coast, na Austrália.
Figura emblemática da região, Russell Corowa chama à atenção de todos que chegam à praia cedo pela manhã. Membro da tribo Bundjalung, ele diariamente marca presença nas pedras de Snapper Rocks com seu didgeridoo, uma espécie de berrante australiano, para realizar seu ritual em homenagem aos espíritos que regem sua vida.
O ritual realizado por Corowa celebra o orgulho que tem por sua cultura e herança aborígene, além de abençoar os atletas enquanto observa e comtempla as ondas que rompem à seus pés.
“Nós aborígenes acreditamos em quatro espíritos: o Sol, a Terra, o Mar, e a Lua. Em nosso folclore está pedra é uma baleia. E estou aqui para celebrar e pedir à eles que nos presenteiem com as melhores condições de ondas e abençoem estes incríveis atletas”, conta.
Provavelmente os atletas dentro da água não conseguem ouvir o som e chamados que Corowa emana com seu didgeridoo, mas ele não se importa. Para ele o importante é estar em sintonia com a natureza e com os espíritos.
“Este lugar é muito especial para mim e meu povo. Estou aqui para trazer os espíritos da minha terra Bundjalung até nós. Os espíritos me trazem até aqui para celebrar a mãe natureza. Eles estão em tudo que existe na natureza. Toda essa energia que está no oceano através dos animais também nos pertencem, afinal nós viemos de lá”, explica.
Entre os fãs de Corowa está o mito Kelly Slater. O americano 11 vezes campeão mundial faz questão de se encontrar com o aborígene todas as vezes que passa pela Gold Coast. “Kelly Slater é o meu maior ídolo. Gosto muito dele e sempre torço por ele. Toda vez que está em nossa terra ele vem me ver e conversar comigo. Ele é muito humilde e aprecia nossa cultura”, diz.
Muito carismático, Corowa conta que também tem um carinho especial pelos brasileiros. Para ele, a alegria dos brasileiros na Austrália é contagiante. “Gosto muito dos brasileiros. Vocês são um povo alegre e eu me identifico com isso. Todos os brasileiros que conheci até hoje foram muito simpáticos. Por isso desejo toda a sorte aos surfistas brasileiros. Que o Sol continue os iluminando”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.