Topo

Del Potro quebra série invicta de Djokovic e vai à final nos EUA

Tenista argentino chegou a estar perdendo por 3 a 0 no terceiro set  - AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Tenista argentino chegou a estar perdendo por 3 a 0 no terceiro set Imagem: AFP PHOTO / Frederic J. BROWN

Do UOL, em São Paulo

16/03/2013 21h24

Juan Martin Del Potro está classificado para a final do Masters 1000 de Indian Wells. De forma surpreendente, o argentino demonstrou poder de superação e derrotou o favorito Novak Djokovic por 2 sets a 1 para confirmar vaga na decisão deste domingo.

Em uma partida equilibrada, Del Potro chegou a estar perdendo por 3 a 0 no terceiro set, mas buscou o resultado e eliminou o número 1 do mundo com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4, em 2h50min de partida. Além disso, o argentino colocou fim a uma série invicta de 21 jogos do tenista sérvio.

Agora, Del Potro terá pela frente o espanhol Rafael Nadal, que se classificou após derrotar o tcheco Thomas Berdych. Para conquistar o título, o argentino terá que lutar contra o histórico de resultados negativos atuando contra o rival deste domingo. Até o momento, os tenistas se enfrentaram 10 vezes, com sete vitórias do espanhol. 

O jogo começou bem equilibrado, com os dois tenistas confirmando os saques. Jogando simples, Djokovic abusou das bolas rápidas na direita e forçou o argentino a atuar de forma mais defensiva, até mesmo instável em diversos pontos.

A situação só mudou um pouco no oitavo game. Com 4 a 3 no primeiro set, Del Potro teve que demonstrar muita garra para evitar três break points e confirmar serviço. No entanto, Del Potro não resistiu muito tempo. Com 5 a 4 a favor, o sérvio soube aproveitar a afobação do argentino e quebrou o saque para fechar o primeiro set.

A segunda parcial começou com os dois tenistas trocando quebras logo nos dois primeiros games. Ainda “soltando o braço”, Del Potro viu seu jogo começar a funcionar e conseguiu uma segunda quebra para liderar o set. Sem muita dificuldade, o argentino dominou totalmente o sérvio e conseguiu fechar em 6/4.

No último set, Del Potro se demonstrou exausto com o forte calor de 33 graus. Dessa forma, os fortes ataques deixaram de ter a mesma precisão. Mesmo assim, o argentino se superou e recuperou uma parcial que parecia perdida.  Perdendo por 3 games a 0, Del Potro foi atrás do prejuízo e conseguiu derrotar Djokovic em uma maratona de quase 3 horas de jogo.