Nadal passa aperto com "festeiro", mas consegue virada em jogo tenso
Foi uma partida tensa. Rafael Nadal vibrava mais do que costuma a cada ponto que conquistava. A torcida, em boa parte do jogo, ficou ao lado do rival. Mas o espanhol mostrou que a boa fase no saibro continua e, nesta quinta-feira, conseguiu uma virada que poucos esperavam após um primeiro set no qual foi "humilhado": com parciais de 1-6, 7-5 e 6-, ele eliminou o letão "festeiro" Ernest Gulbis e se classificou para as quartas de final do Masters 1000 de Roma.
Gulbis, conhecido por ser rico mesmo sem o dinheiro que conquista nos torneio da ATP, é famoso por gostar de festas. Muitos especialistas dizem que o letão de 24 anos poderia estar entre os principais tenistas do circuito se não fosse seu apreço por bebidas e cigarros. Mas o próprio Gulbis afirmou que, em 2013, abandonaria os vícios e se dedicaria mais aos treinos e ao circuito.
Em março, quando estava em 109° no ranking mundial, conquistou o torneio de Delray Beach, nos EUA, e se tornou o tenista de ranking mais alto a levar uma taça nesta temporada. Já nesta quinta, começou a partida contra Nadal mostrando que a mudança na mentalidade estava dando resultado.
Dominou completamente o primeiro set, abusou dos bons saques (seis aces), quebrou os dois primeiros games de saque de Nadal e só foi ser derrotado no sexta game da parcial - porém, para confirmar, Nadal teve que salvar três break-points.
No game seguinte, Gulbis começou a ter trabalho, perdeu três se-points, mas fechou: incríveis 6-1 em apenas 34 minutos contra o melhor tenista do mundo no saibro.
No segundo set, porém, Nadal voltou a mostrar se tênis costumeiro, mesmo que aos poucos. Gulbis confirmava seus games de maneira tranquila, o que durou até o oitavo game. Lá, Nadal finalmente teve uma chance de quebra, após 1h20min de jogo.
Conseguiu aproveitá-la e abriu 5 a 3. No game seguinte, porém, novo sinal de zebra: Gulbis quebrou de volta e depois empatou em 5 a 5. Nadal, então, teve que mostrar porque é o "rei do saibro": em games duríssimos, conseguiu manter o serviço e, em seguida, quebrar o letão. Empate no jogo, 7-5 no set.
A parcial decisiva foi mais tensa do que a partida em si: diversas quebras, oportunidades de break-point e bolas incríveis para salvá-los. Nadal chegou a abrir 4 a 2, mas Gulbis quebrou de volta logo em seguida.
Só que o braço do letão pesou logo na hora da decisão: quando precisava confirmar para empatar em 5 a 5, Nadal dominou o game. Gulbis até conseguiu um ace para salvar o primeiro match-point, mas no segundo não teve jeito. O "rei do saibro" segue vivo em Roma, e agora encara o compatriota David Ferrer, que avançou sem precisar entrar em quadra, em razão da desistência do alemão Philipp Kohlschreiber.
DJOKOVIC IGNORA CHUVA E VENCE FÁCIL EM ROMA
Se a chuva resolveu atrasar o início da rodada no Foro Itálico, o sérvio Novak Djokovic tratou de colocar a programação desta quinta-feira de volta nos trilhos com uma rápida vitória sobre o ucraniano Alexandr Dolgopolov, contra quem aplicou placar final de 6/1 e 6/4, em apenas 61 minutos de partida, garantindo sua vaga nas quartas de final no Masters 1000 de Roma.
O próximo adversário do número 1 do mundo será o tcheco Tomas Berdych, que derrotou também nesta manhã o sul-africano Kevin Anderson. Djoko não perde para o tcheco há 11 jogos.
A primeira parcial foi bem tranquila para o líder do ranking, que se aproveitou do fraco desempenho de Dolgopolov com o saque, faturando somente 45% dos pontos para anotar duas quebras em quatro chances, para largar na frente e levar o set deixando que o rival ucraniano conquistasse apenas um game.
No segundo set, Dolgopolov foi quebrado logo de cara, mas ao menos não deixou que o sérvio abrisse novamente larga vantagem. O ucraniano ainda teve duas chances para devolver a quebra sofrida, mas não as aproveitou e viu Djokovic manter a vantagem mínima até o fim do jogo, concretizando sua terceira vitória em três embates contra o tenista de Kiev.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.