Topo

Nadal atropela dono da casa e leva no Canadá seu 8º título no ano

Rafael Nadal venceu com muita tranquilidade a decisão contra Milos Raonic, em Montréal - AP Photo/The Canadian Press, Paul Chiasson
Rafael Nadal venceu com muita tranquilidade a decisão contra Milos Raonic, em Montréal Imagem: AP Photo/The Canadian Press, Paul Chiasson

Do UOL, em São Paulo

11/08/2013 17h22

Rafael Nadal não tomou o menor conhecimento de Milos Raonic, neste domingo, e conquistou o Masters 1.000 de Montréal. Em pouco mais de 1h de partida, o espanhol ignorou a torcida local, que incentivava o tenista canadense, e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-2. 

Este foi o oitavo título de Nadal na temporada 2013 - venceu Roland Garros, Masters 1.000 de Roma, Masters 1.000 de Madrid, Masters 1.000 de Indian Wells, ATP de Barcelona, Acapulco e o Aberto do Brasil, em São Paulo. Foi a 25ª taça de Masters da carreira do tenista.

O título neste domingo marcou o reencontro do espanhol com o trofeu no Canadá após cinco anos. Ele não era campeão no Canadá desde 2008, quando o torneio ainda tinha o nome de Masters Series. 

Em 2013, Rafael Nadal soma 48 vitórias e três derrotas. No último torneio que havia disputado, ele foi eliminado logo na estreia pelo belga Steve Darcis, em Wimbledon, no fim de junho. O confronto deste domingo foi o quarto entre os dois tenistas, sempre com vitória do espanhol.

Antes mesmo de entrar em quadra para a decisão contra Raonic, Nadal já sabia que, no ranking que será divulgado na segunda-feira, ele terá subido uma posição e passará a figurar no top 3 após quase um ano. Já o canadense, com o desempenho em casa, conseguiu um feito histórico e será o primeiro tenista do país a figurar no top 10.

O jogo

O game mais tranquilo para Raonic, de 22 anos, foi justamente o primeiro, quando ele conseguiu confirmar seu saque e abriu 1 a 0. A partir dali, porém, o passeio de Nadal começou. Ele ganhou cinco games em sequência, abriu 5 a 1 e deixou a vitória no set encaminhada.

No sétimo game, o canadense conseguiu, enfim, confirmar seu saque mais uma vez, com extrema dificuldade e bastante pressionado. O ex-número um do mundo, porém, manteve sua concentração para fechar em 6-2 em 33 minutos de partida.

A superioridade do espanhol continuou em evidência no segundo set. De cara, no primeiro game, nova quebra a favor e, com o saque confirmado em sequência, 'largou' com 2 a 0. Até mesmo a torcida em Montréal, a favor de Raonic, começou a demonstrar sinais de abatimento com o bom jogo do 'visitante'. 

O canadense, então, começou a demonstrar sinais de reação. Mostrou personalidade ao sair de um 0-30 e conseguiu vencer o game em seu saque. Depois, pela primeira vez no jogo, dava indícios de que conseguiria quebrar o saque rival. Conseguiu ter a vantagem em 0-40, mas em vão. O espanhol conseguiu um ace, contou com dois erros bobos de Raonic, e uma linda passada para fazer 3 a 1.

A falha pareceu ter afetado o dono da casa, que até diminuiu a vantagem, mas viu o futuro número três do mundo vencer os três games da sequência, fechar o jogo em 6-2 e conquistar o tricampeonato no Canadá - venceu também em 2005.