Desapontado, Federer diz que se "autodestruiu" em eliminação nos EUA
A queda de Roger Federer nas oitavas de final do Aberto dos Estados Unidos para Tommy Robredo, em sets diretos, na última segunda-feira, deixou o suíço abalado. Claramente desapontado com a eliminação precoce, Federer chegou a dizer após o jogo que "se autodestruiu" durante o duelo com o espanhol.
"Eu joguei muito mal durante o duelo. Não estou satisfeito. Eu senti que bati a mim mesmo, sem tirar os créditos de Tommy”, disse o ex-número um do mundo – Federer, apesar da derrota, subirá da posição sete para a seis no ranking da próxima semana.
"Perdi muitas oportunidades, estava sem ritmo. Claramente ele conseguiu converter diversas bolas. Eu tinha que conseguir fazer a diferença e não consegui. Eu me autodestruí”, completou Federer.
Aquele que talvez seja o melhor jogador de tênis da história nunca havia perdido para Robredo em 10 confrontos. A primeira derrota veio no 11° confronto, e logo em um Grand Slam. Federer possui 17 títulos da maior série de torneio do mundo do tênis.
Se Federer estava desapontado, Robredo demonstrava pura alegria após o jogo – é a primeira vez em 12 tentativas que o espanhol passa das oitavas nos EUA.
“Eu bati o melhor jogador de todos os tempos, em um lugar em que ele ama jogar. Estou adorando”, contou Robredo.
Além de eliminar Federer, Robredo impediu que um clássico do tênis ocorresse pela primeira vez nas quartas de final de um Grand Slam. A esperada partida entre Federer e Rafael Nadal não ocorrerá, e o mundo acompanhará um duelo de espanhóis na próxima fase.
E se quebrou uma série de 10 derrotas para Federer, Robredo terá que se superar para quebrar outro tabu: em seis jogos, foram seis derrotas para Nadal.
REVEJA OS MELHORES MOMENTOS DA CARREIRA DE ROGER FEDERER
FEDERER FICA FORA DE FINAIS DE SLAM PELA 1ª VEZ DESDE 2002
Roger Federer entrou pela primeira vez no top 10 do ranking mundial do tênis em 2002, mas só foi se consolidar entre os principais tenistas do mundo em 2003, quando chegou ao top 5 e venceu o primeiro de seus 17 títulos de Grand Slam (Wimbledon). Desde aquele ano, ele sempre esteve presente em pelo menos uma final da principal série de torneios - e mais: desde então, só em 2011 ele não levou pela menos uma taça.
Mas tudo isso mudou na última segunda-feira, por volta de 21h de Brasília. Federer caiu nas oitavas de final do Aberto dos EUA para Tommy Robredo e amargará a primeira temporada em 10 anos sem entrar em quadra para uma decisão de Grand Slam. E seu futuro começou a ser questionado em todo mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.