Topo

Com dois "pneus", Nadal deixa Espanha a um ponto do Grupo Mundial da Davis

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 14h05

A partida mais tranquila desta sexta-feira na Copa Davis veio das mãos de quem mais precisava descansar: o recém campeão do Aberto dos EUA, Rafael Nadal. Ele, que abriu a possibilidade de não jogar no 1° dia do confronto com a Ucrânia, em Madri, entrou em quadra e passeou contra Sergiy Stakhovsky, com direito a dois pneus: 6-0, 6-0 e 6-4.

Com o triunfo, Nadal deixou a Espanha a um ponto de permanecer no Grupo Mundial da Copa Davis em 2014 - o país caiu para o Canadá na primeira fase deste ano e, por isso, disputa a repescagem. Fernando Verdasco, mais cedo, já havia derrota Alexandr Dolgopolov, por 3 sets a 1.

No sábado, a Espanha deverá contar com Marc López e Tommy Robredo na partida de duplas, para tentar fechar o confronto em partida contra Vladyslav Manafov e Denys Molchanov.

De volta a Davis após mais de um ano  - jogou pela última vez na final da competição em 2011, quando a Espanha foi campeã, Nadal mostrou que estava com saudades do torneio por equipes. Sem dar chance alguma ao rival ucraniano, quebrou Stakhovsky por três vezes para, com um "pneu", fechar o primeiro set.

No segundo, a mesma história: mais três quebras, forçou o rival a 14 erros e aproveitou 100% dos pontos em seu segundo saque para novo 6-0.

A parcial decisiva foi a mais (ou a única) disputada. Apostando nas subidas à rede, no famoso estilo "saque e voleio", o ucraniano entrou no jogo. Foram oito pontos na rede, para conseguir levar o set até 4-4.

Porém, Nadal "cansou" de dar chances ao adversário e resolveu que era hora de fechar o jogo. Quebrou Stakhovsky em 5 a 4 e fechou logo em seguida, dando a vantagem de 2 a 0 para a Espanha em Madri.

BELLUCCI JOGA MAL E ALEMANHA ABRE 2 A 0

  • Mesmo com sua má fase, o Brasil resolveu apostar em Thomaz Bellucci na repescagem da Copa Davis contra a Alemanha. Porém, no primeiro dia do confronto, a aposta não deu certo: Bellucci perdeu sua sétima estreia seguida - sendo as seis anteriores em torneios da ATP - e viu Florian Mayer abrir 2 a 1 para a Alemanha, em sets diretos, com parciais de 6-4, 6-1 e 6-2.

EM BUSCA DO BI, DJOKOVIC PONTUA PARA A SÉRVIA

  • Em busca de conquistar seu segundo título de Copa Davis, e também o segundo da Sérvia na história da competição, Novak Djokovic abriu o confronto de seu país contra o Canadá com boa vitória nesta sexta-feira. O número um do mundo "atropelou" Vasek Pospisil em três sets, com direito à pneu: 6-2, 6-0 e 6-4, nas semifinais do Grupo Mundial.

    A Sérvia busca repetir o título de 2010, quando Djokovic e companhia viraram o confronto com a França, na decisão, no último dia, para levantar a taça com um triunfo por 3 a 2.

MURRAY PONTUA PARA A GRÃ-BRETANHA, MAS CROÁCIA EMPATA

  • O número 3 do mundo Andy Murray justificou a expectativa e deu um primeiro ponto muito fácil para a Grã-Bretanha no duelo que faz fora de casa contra a desfalcada Croácia. O duelo é disputado sobre o saibro e vale vaga no Grupo Mundial da Copa Davis de 2014.

    O experiente britânico enfrentou o ainda juvenil Borna Coric, de apenas 16 anos e campeão do US Open na semana passada, com rápidas parciais de 6/3, 6/0 e 6/3. Também como se esperava, o local Ivan Dodig não teve grande trabalho para empatar em seguida o confronto, ao superar Daniel Evans, uma das boas surpresas de Flushing Meadows, por 6/3, 6/2 e 6/3.

WAWRINKA ABRE O PLACAR PARA A SUÍÇA SOBRE O EQUADOR

  • Em Neuchatel, sobre piso sintético coberto, Stanislas Wawrinka manteve a boa forma demonstrada no US Open, onde foi semifinalista, e passou rapidamente pelo equatoriano Emilio Gomez, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/3. A segunda partida terá Marco Chiudinelli contra Julio Cesar Campozano. Com participações escassas de Roger Federer, a Suíça amargou o zonal europeu em 2008 e 2011.