Topo

Mesmo sem final e com "freguesia", Soares dá nota 10 para temporada

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (ING)

10/11/2013 20h14

Derrotado pela sexta vez em sete partidas nesta temporada pelo irmãos Mike e Bob Bryan, pelas semifinais de duplas das Finais da ATP, Bruno Soares disse neste domingo que nem a eliminação na 02 Arena ou a freguesia para os gêmeos americanos o fazem reclamar de 2013.

“Para mim, a temporada foi nota 10. Minha dupla ganhou seis títulos, fizemos uma final de Grand Slam (o US Open) e terminamos a temporada em segundo lugar no ranking. E perdemos num jogo parelho para a melhor dupla do mundo no momento e talvez da história’’, avaliou o mineiro neste domingo.

Numa partida em que, além de amigos de Belo Horizonte, contou com a presença do zagueiro da seleção brasileira David Luiz na tribuna, Bruno e o austríaco Alexander Peya ganharam o primeiro set chegaram a abrir 4 a 1 no tie-break do terceiro set, mas permitiram a reação dos americanos.

“A partir do segundo, eles começaram a sacar muito bem e dificultaram a vida da gente. Tivemos uma boa chance, foi no detalhe que perdemos. Mas é assim que os jogos se decidem, na alegria e na tristeza’’.

Soares defendeu o atual sistema de disputa das duplas, em que não há vantagem no 40/40 e em que o terceiro set é decidido num super tiebreak de 10 pontos. O formato foi adotado pela ATP há alguns anos e nas finais vigora como forma de controlar o tempo os jogos de duplas para evitar atrasos na programação de simples – desde 2003, simples e duplas são disputados na mesma data e local.

“É um sistema duro porque diminui a margem de erro, mas ao mesmo tempo permite que as duplas ganhem mais exposição. Jogamos aqui em Londres com a casa cheia o tempo todo’’, opinou.

Dos seis torneios vencidos por Soares em 2013, cinco foram ao lado de Peya, que no início do ano ficou fora das duas primeiras semanas de jogos para faze ruma cirurgia de hérnia. O título de mais expressão foi o Masters 1000 de Montreal, no Canadá. “Agora não podemos relaxar. Temos que seguir trabalhando. Para ficar melhor no ano que vem só mesmo um título de Grand Slam’’, brincou.