Topo

Conhece o Mónaco? Ele é parça de Nadal nos momentos ruins e no videogame

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

17/02/2015 12h00Atualizada em 18/02/2015 10h59

Jogar videogame com Rafael Nadal, sair para um passeio de barco e até ir a um estádio assistir a um jogo de futebol ao seu lado. Qualquer fã do espanhol certamente gostaria de ter esta oportunidade ao menos uma vez na vida não é verdade? Até mesmo no meio do tênis são poucos que conseguem compartilhar momentos tão íntimos ao lado do número 3 do ranking mundial.

E um deles é Juan Mónaco. Para quem não sabe, ele já foi número 10 do ranking, ganhou oito títulos de ATP em sua carreira, é atualmente o 66º do mundo e deverá estar na equipe da Argentina contra o Brasil na Copa Davis entre os dias 6 e 8 de março em Buenos Aires. Nesta terça-feira, estreou com vitória no Aberto do Rio contra o colombiano Santiago Giraldo. Fez 6 a 3 e vencia por 3 a 0 quando o adversário abandonou.

Mas é mesmo a forte amizade com o espanhol que chama a atenção.

Experimente fazer uma busca por imagens de Mónaco na internet e certamente você encontrará uma foto do argentino ao lado de Nadal. E não é à toa. Os dois se conhecem há quase duas décadas e já viveram muitos momentos juntos dentro e fora das quadras. Em janeiro deste ano, por exemplo, conquistaram o título da chave de duplas do ATP 250 de Doha (QAT).

“Conheço ele (Nadal) desde que somos muitos pequenos, com uns 15 anos mais ou menos. Começamos a jogar juntos nos torneios pequenos e ingressamos no profissionalismo quase ao mesmo tempo (Nadal em 2001 e Mónaco em 2002). Claro que em diferentes escalas, pois ele é um fenômeno. Mas compartilhamos muitos momentos juntos, conheço muito bem a sua família e já fui várias vezes à sua casa”, disse Mónaco em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Uma das visitas mais emblemáticas que o argentino fez à cidade espanhola de Mallorca foi em outubro de 2012. Naquela época, Nadal estava afastado das quadras para se recuperar de lesão nos joelhos, que o havia tirado dos Jogos Olímpicos de Londres e o fez ficar sem jogar entre junho e fevereiro de 2013. Na volta, escolheu Mónaco como seu parceiro na chave de duplas do ATP 250 de Viña del Mar (CHI).

“Fui para Mallorca para passar um tempo com ele, pois sentia esta necessidade. Ele pediu para eu ir, sentia falta de alguém do esporte, alguém para conversar em um momento em que estava muito mal. Fiz alguns treinos ele, mas fui muito mais como um amigo do que como tenista”, disse Mónaco, que postou fotos em seu perfil no Facebook indo à praia e fazendo um passeio de barco ao lado de Nadal na época da visita.

Quando os dois estão reunidos, também gostam de unir forças para desafiar outras pessoas em jogos de futebol no Playstation, como neste vídeo quando desafiam David Ferrer e um amigo.

“Antes, quando éramos mais novos, passávamos mais tempo jogando Playstation. Ficávamos duas ou três horas desafiando os outros. Nunca queríamos nos enfrentar para não criar atrito na amizade (risos). Hoje em dia, a gente fica muito cansado depois dos treinos e jogos e  jogamos pouco”, contou Mónaco, que no ATP 250 de Buenos Aires, na próxima semana, voltará a formar parceria com Nadal.

Ambos também adoram futebol e sempre conversam sobre o tema. Em certa ocasião, Mónaco presenteou o espanhol com uma camisa do Estudiantes de la Plata, seu clube de coração. No ano passado, antes do Aberto do Rio, foram ao Maracanã para o duelo entre Vasco e Flamengo.
“Falamos muito de futebol e às vezes até brigamos por causa disso (risos)”, contou.

Em tempo. Nadal e Mónaco já se enfrentaram seis vezes no circuito mundial. O espanhol ganhou cinco vezes. No Aberto do rio, só poderão se encontrar em uma eventual final.