Topo

Com direito a "pneu", Djokovic alcança a semi em Monte Carlo

Djokovic perdeu uma média de apenas 4 games por jogo em sua campanha em Mônaco - Lionel Cironneau/AP
Djokovic perdeu uma média de apenas 4 games por jogo em sua campanha em Mônaco Imagem: Lionel Cironneau/AP

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 09h22

A fase do sérvio Novak Djokovic continua excepcional. Nesta sexta-feira, ele anotou sua 16ª vitória seguida no circuito e mais uma vez com extrema tranquilidade. O número 1 do mundo precisou de apenas 65 minutos para despachar o croata Marin Cilic, contra quem anotou parciais de 6/0 e 6/3, garantindo um lugar nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo.

O próximo adversário do sérvio sai do embate 100% espanhol envolvendo Rafael Nadal e David Ferrer que fecha a rodada desta sexta. O canhoto de Mallorca tem boa vantagem no retrospecto com o compatriota, com 22 triunfos em 28 jogos, mas levou a pior na última vez que mediram forças no saibro monegasco, pelas quartas de final no ano passado.

Djokovic tem histórico bem distinto diante dos dois possíveis adversários na semi. Contra Nadal ele soma mais derrotas do que vitórias (23 a 19) e perdeu o duelo mais recente, na final de Roland Garros do ano passado. Já nos embates com Ferrer o sérvio tem 14 vitórias e apenas cinco derrotas.

A campanha do atual número 1 do mundo em Monte Carlo está arrasadora e ele perdeu apenas 12 games até então, uma média de 4 por jogo.

Na partida contra Cilic, o sérvio começou arrasador e saiu quebrando o rival. Djokovic mandou no primeiro set e não teve dificuldade para aplicar um “pneu” para cima do croata, que venceu apenas nove pontos em toda a parcial, contra 25 do líder do ranking, que apesar de todo o domínio chegou a ter que salvar um break-point no quarto game.

O segundo set começou igual ao primeiro, com o croata perdendo o serviço logo de cara. Depois de perder oito games seguidos, Cilic enfim confirmou um saque e venceu seu primeiro game no jogo. Ele manteve os dois saques seguintes, mas não conseguiu ameaçar claramente o sérvio, desperdiçou o único break-point que teve e acabou perdendo o saque mais uma vez, decretando sua derrota.