Topo

Contra Djokovic no piso favorito, Nadal tem "hora da verdade" na temporada

No saibro, Nadal venceu 14 das 18 partidas que fez contra Novak Djokovic - Eric Gaillard/Reuters
No saibro, Nadal venceu 14 das 18 partidas que fez contra Novak Djokovic Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 19h52

Fazendo uma temporada discreta até agora, Rafael Nadal, ex-número 1 do ranking da ATP e atual 5º, terá pela primeira vez no ano um adversário posicionado entre os cinco melhores do mundo. Neste sábado (18), o espanhol encara o sérvio Novak Djokovic (1º), na briga por uma vaga na final do Masters 1000 de Monte Carlo.

O primeiro Masters 1000 do ano em piso de saibro é também a chance de Rafael Nadal “iniciar” a temporada. Depois de uma campanha discreta no Aberto da Austrália, onde caiu nas quartas de final, o espanhol tenta retomar o protagonismo – o único título no ano foi no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.

A falta de títulos fica ainda mais impactante ao analisar os adversários que Rafael Nadal enfrentou durante a temporada. Com exceção de Milos Raonic (6º) e Tomás Berdych (7º), o espanhol não encarou nenhum jogador que estivesse no Top 10 da ATP. Ele foi derrotado nos duelos contra os dois atletas citados.

Especialista no saibro, o nove vezes campeão de Roland Garros tem larga vantagem diante de Novak Djokovic neste piso. Em 18 partidas que os dois fizeram na terra batida na história, Rafael Nadal se saiu vitorioso em nada menos que 14 jogos.

A vitória sobre Djokovic pode dar força para Rafael Nadal nos principais torneios de saibro que virão na sequência: Masters 1000 de Madrid e Roma e Roland Garros.

Enquanto Nadal vive uma espécie de “hora da verdade”, Novak Djokovic está em lua-de-mel na temporada. Em ótima fase, o sérvio foi campeão do Aberto da Austrália e dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami. Para chegar à semifinal contra Nadal, o número 1 do mundo precisou de apenas 65 minutos para atropelar Marin Cilic, por 6-0 e 6-3.

A partida entre Rafael Nadal e Novak Djokovic está marcada para começar não antes das 10h30 (horário de Brasília) deste sábado.