Jovem espanhola surpreende e faz sua primeira final de Grand Slam
Em sua primeira aparição em uma semifinal de Grand Slam, a jovem espanhola Garbiñe Muguruza mostrou estar preparada para sonahr com algo mais. Nesta quinta-feira, a tenista de 21 anos jogou muito bem e não deu chances à polonesa Agnieszka Radwanska, garantindo lugar na final de Wimbledon ao anotar parciais de 6/2, 3/6 e 6/3, em 1h55 de jogo.
A final será no sábado 10h (horário de Brasília) e a adversária de Muguruza, atual 20ª do mundo, sairá da segunda semifinal desta quinta-feira envolvendo duas jogadoras de peso. Líder do ranking, a norte-americana Serena Williams tenta manter vivo o sonho de fechar o Slam no mesmo ano e enfrenta a musa russa Maria Sharapova por um lugar na decisão.
Muguruza já enfrentou as duas possíveis rivais de final em Wimbledon três vezes. A espanhola perdeu os três embates contra Sharapova, mas contra Serena conseguiu vencer uma vez, perdendo os outros dois confrontos com a caçula das irmãs Williams.
Com a brilhante campanha na grama do All England Club, a tenista de 21 anos vai garantir um lugar no top 10 pela primeira vez. Ela assumirá a nona colocação caso fique com o vice-campeonato e se conseguir ser campeã vai pular para a sexta posição no ranking da WTA.
Primeira espanhola a alcançar uma final de Wimbledon desde Arantxa Sanchez-Vicario, vice-campeã em 1996, Muguruza é também a primeira tenista do país a fazer uma final de Grand Slam desde 2000, ano em que Conchita Martínez foi vice em Roland Garros. O último título espanhol em um dos quatro principais torneios do circuito foi de Sanchez-Vicario, em 1998, em Paris.
Embora a mais experiente das duas em quadra fosse Radwanska, que inclusive já tem uma final de Wimbledon no currículo (2012), foi Muguruza que começou melhor e logo de cara quebrou a polonesa. A jovem espanhola conseguiu superar o saque da rival ainda mais uma vez e fechou o primeiro set com tranquilidade.
No segundo set a história começou parecida, novamente com uma quebra para Muguruza no primeiro game. Só que a polonesa conseguiu reagiu e devolveu a desvantagem no sexto game. Radwanska manteve o ritmo, anotou nova quebra sobre a espanhola e fechou a parcial em 6/3, deixando tudo igual.
Radwanska deu sinais de que iria concretizar a virada ao quebrar o saque da jovem espanhola logo no primeiro game do terceiro set. Só que o momento favorável da polonesa não durou e ela perdeu o serviço em seguida. Depois de colocar os nervos no lugar, Muguruza obteve nova quebra, abriu 5/2 e sacou com bolas novas em 5/3 para selar a vitória.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.