Topo

Djokovic confirma favoritismo e garante vaga na final de Wimbledon

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 11h33

Conforme o esperado, Novak Djokovic carimbou sua vaga na decisão de Wimbledon. O que muitos talvez não esperavam foi a resistência do francês Richard Gasquet, que conseguiu fazer frente ao sérvio apesar da derrota em sets diretos e com placar final de 7/6 (7-2), 6/4 e 6/4, em 2h20 de confronto.

Na decisão, que acontece neste domingo às 10h (horário de Brasília), Djokovic terá pela frente o vencedor da partida envolvendo o britânico Andy Murray e o suíço Roger Federer. O sérvio tem 19 vitórias tanto contra Murray como contra Federer, mas perdeu oito para o atleta da casa e 20 para o suíço.

Dono de oito títulos de Grand Slam, o tenista de Belgrado busca seu terceiro título na grama sagrada do All England Club, onde triunfou no ano passado e em 2011. Djokovic também foi finalista do torneio em 2013, quando foi derrotado por Murray.

O sérvio entrou em quadra com um retrospecto bastante positivo diante de Gasquet, que vencera apenas um dos 12 embates anteriores. Para piorar, o histórico do francês contra líderes do ranking tem apenas um triunfo em 15 jogos, tendo batido Federer no saibro de Monte Carlo, dez anos atrás.

Gasquet começou em baixa e perdeu os dois primeiros games da partida, com direito a uma quebra contra si. Entretanto, ele não se abalou, devolveu a quebra no terceiro game e se manteve firme até o fim, levando a definição para o tiebreak. No desempate, a maior consistência de Djokovic fez a diferença e o sérvio levou a melhor.

No segundo set, mais uma vez o francês perdeu seu primeiro game de saque e viu Djokovic abrir 2/0. Gasquet jogou de igual para igual com o sérvio, que chegou a pedir atendimento médico no ombro esquerdo, mas não conseguiu devolver a quebra. Com isso, ‘Nole’ ampliou a vantagem e se aproximou da final.

Assim como nas parciais anteriores, o serviço de Gasquet não demorou a ser superado na terceira. O francês amargou uma quebra no terceiro game e novamente largou atrás. Apesar de fazer um jogo equilibrado, ele não teve armas para reverter a situação e sofreu mais uma derrota para Djokovic.