Topo

Em casa, Federer bate Nadal após três anos e fatura sexto título em 2015

Do UOL, em São Paulo

01/11/2015 13h47

Depois de três anos de jejum, Roger Federer (3º do mundo) voltou  a vencer Rafael Nadal (7º). E o triunfo não poderia ocorrer em uma situação mais especial para o suíço. Ele veio na decisão do ATP 500 da Basileia, sua cidade-natal.

Neste domingo, Federer não deu chances ao rival e conquistou o título do torneio pela sétima vez em sua carreira ao fazer 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 6-3 em partida com 2h03 de duração. Esta foi a primeira vez que os tenistas se enfrentaram em território suíço.

O triunfo valeu a Federer a sua sexta taça na atual temporada. Antres, já havia triunfado no Masters 1.000 de Cincinnati (EUA), nos ATPs 500 de Dubai (EAU) e Halle (ALE) e nos ATPs 250 de Brisbane (AUS) e Istambul (TUR). Além disso, retomará o posto de vice-líder do ranking mundial.

A última vitória de Federer sobre Nadal havia sido no Masters 1.000 de Indian Wells (EUA) em março de 2012. Agora, o suíço tem 11 vitórias em 34 confrontos contra o espanhol. 

Os dois tenistas não se enfrentavam em uma decisão há mais de dois anos. Na última ocasião, no Masters 1.000 de Roma, em maio de 2013, Nadal vencera por 2 sets a 0. 

A derrota para Federer  na Basileia foi a terceira de Nadal em uma final em 2015. Também havia sido vice no Masters 1.000 de Madri (ESP) e do ATP 500 de Pequim (CHN).

No primeiro set o suíço foi praticamente impecável. Agressivo, não deu chances ao adversário e com duas quebras de serviço fez 6 a 3 sem maiores dificuldades.

Na segunda parcial, o equilíbrio foi grande até o 11º game, quando Nadal conseguiu a quebra e na sequência confirmou o saque para fazer 7 a  5.

No set decisivo, Federer obteve a quebra no oitavo game e depois confirmou seu serviço para erguer a taça depois de perder um match-point.

Título brasileiro nas duplas

No primeiro jogo do dia, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya conquistaram o segundo título da temporada. Na decisão, eles passaram por Jamie Murray (GBR) e John Peers (AUS) por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 7-5.

Com a conquista, somaram 500 pontos e seguem firmes na briga um lugar nas Finais da ATP, que ocorrem em Londres (ING), a partir do dia 15. A dupla ocupa a nona colocação no ranking da temporada e precisará ganhar um posto no Masters 1.000 de Paris que tem início nesta segunda-feira. O torneio será o último antes do evento londrino.