Publicidade



O técnico Joel endoidou

Na quarta-feira, dia 9, foram realizadas as partidas de ida das oitavas-de-final da Libertadores. O Cruzeiro ganhou do El Nacional por 2 a 1, em Quito. Está quase classificado. Felipão reforçou a marcação no meio-campo com a entrada do Cléber Monteiro no lugar do Jorge Wagner. O time brasileiro jogou um futebol feio, defensivo, mas, no contra-golpe, ganhou o jogo. Com sua velocidade e habilidade, Geovanni foi novamente o destaque.

O que mais chamou a atenção nessa partida foi o fato de os jogadores do Cruzeiro correrem como se estivessem ao nível do mar. A equipe está com um preparo físico excepcional ou não deu bolas para os efeitos da altitude? Por que os jogadores da seleção brasileira não correram como os do Cruzeiro? Isso não aconteceu somente com os "estrangeiros" da seleção. Até o Belletti, jogador raçudo e corredor, ficou apático em Quito, na derrota do Brasil para o Equador.

Na última partida da primeira fase da Libertadores, o São Caetano se classificou, ganhou ânimo e venceu o Palmeiras por 1 a 0. Se não fosse o goleiro Marcos, o placar seria mais dilatado. Pressinto que o goleiro do Palmeiras brevemente será o titular da seleção brasileira. Ele é bom demais! Desde o ano passado.

Mesmo com uma equipe tão diferente e inferior à que encantou no ano passado, o Azulão tem chances de desclassificar o Verdão. O Palmeiras, que estava em ascensão, jogou muito mal. Arce está totalmente fora de forma. Não acertou nem os cruzamentos. O esforçado Tupã não tem condições técnicas para ser titular.

O Vasco completou sete jogos na Libertadores e sete vitórias. Venceu o Concepción, do Chile, por 3 a 1. Juninho novamente foi o destaque. Romário continua fazendo gols e dando passes espetaculares. É assim que queremos vê-lo na seleção.

Nos últimos jogos, a presença do Fábio Eller e Paulo Miranda (jogadores com habilidade e mobilidade) nos lugares dos volantes marcadores e estáticos Nasa e Jorginho melhorou muito a qualidade do meio-campo.

Joel, um técnico excessivamente preocupado com a marcação, está mudando seus conceitos. No segundo tempo o Vasco vencia por 2 a 1 e o treinador surpreendeu a todos: colocou o atacante Viola no lugar do armador Pedrinho. Em outros tempos, escalaria mais um volante. O Vasco fez mais um gol.

Joel endoidou. Para melhor.

Tostão escreve no UOL Esporte com exclusividade às quintas-feiras;
para ler colunas anteriores, clique aqui.





P.Caro Tostão, qual a sua opinião à respeito do atacante Kléber, do Atlético Paranaense?
Carlos Murara


R.A cada dia fico mais impressionado com as qualidades do jogador. Ele é o maior artilheiro dessa temporada, em todo o Brasil. De todos esses jogadores novos que estão brilhando, ele é o que mais merecia uma convocação, já que atua bem desde o ano passado.

P. Caro Tostão, na sua opinião o Sócrates seria um bom presidente da CBF?
José Luís Neves


R.Sócrates está se preparando para isso. É um ex-jogador, tem boa cultura, é inteligente e fez cursos de administração esportiva. Algumas pessoas o acham radical. Talvez, isso seja importante nesse momento de desorganização do futebol brasileiro.