Publicidade


Colunas anteriores

29/11/01 - Esquenta a Copa do Mundo
"Brasil, Argentina, França, Alemanha, Itália, Espanha, Coréia do Sul e Japão são os cabeças-de-chave para a Copa do Mundo. Não houve surpresas. (...) Oito seleções disputarão o título. As cabeças-de-chave, menos Coréia do Sul e Japão, mais Portugal e a Inglaterra. As outras serão zebras."


22/11/01 - Não há favorito
"Somente o São Caetano e os dois Atléticos estão classificados para a fase seguinte do Brasileiro. Fluminense, Grêmio e São Paulo estão bem próximos da vaga. Bahia, Ponte Preta e Inter também têm boas chances."


15/11/01 - O Brasil está na Copa
"Foi mais fácil do que esperava. Após tantos elogios, a Venezuela ficou metida à besta e rebolou. A apatia e a péssima marcação facilitaram a vitória da seleção brasileira. Outro fator positivo foi a volta do tradicional esquema tático 4-4-2. O Brasil ganhou mais um jogador no ataque e não fragilizou a defesa."


08/11/01 - Mais uma péssima atuação
"Perder para a Bolívia em La Paz seria até compreensível, mesmo se o Brasil tivesse uma equipe muito melhor do que a atual. A elevada altitude prejudica a atuação dos jogadores. Lamentável e triste é assistir a seleção jogar tão mal, o que também não foi surpresa. Marcos falhou no segundo gol, mas foi o melhor jogador brasileiro. Ele e as más finalizações do ataque da Bolívia evitaram a goleada."


01/11/01 - Supervalorização dos técnicos
"A diretoria dos clubes, torcedores e parte da imprensa dão excessiva importância aos técnicos de futebol na vitória e na derrota. Outro fator muito valorizado, principalmente pelos torcedores é a garra da equipe."


25/10/01 - Mudanças para melhor
"A grande novidade da convocação dos "estrangeiros" para as partidas contra a Bolívia e Venezuela foi o comportamento tranquilo, bem humorado, conciliador com a imprensa e também firme do Felipão. Técnico da seleção não precisa ser seboso, fazedor de média, nem agressivo, autoritário e mal-humorado."


18/10/01 - O passe
"Se o gol é o fim e a razão final de um espetáculo, o passe é o meio. O que seria do gol sem o passe? Há décadas, o craque do passe de uma equipe era o jogador do meio-campo, organizador e pensador do time. Quando a bola chegava a seus pés, tudo se iluminava, e os companheiros se preparavam para recebê-la. Ela chegava carinhosamente, limpa, redondinha, sem atropelos, no instante certo. Nem antes, nem depois. Tudo com a precisão de um cirurgião."


11/10/01 - Os técnicos estrangeiros não são melhores
"O jornal argentino "Clarín" publicou que o excelente e vitorioso técnico Carlos Bianchi será convidado para ser o treinador da seleção brasileira após as eliminatórias. (...) Não acredito nessa possibilidade. (...) A justificativa de se trazer um treinador estrangeiro seria dele promover mudanças técnicas e táticas na seleção brasileira. Não há mais tempo."


04/10/01 - Os viajantes e o nepotismo
"Ronaldo veio da Itália para dizer o que todos sabiam: não tinha condições de atuar contra o Chile. (...) Há muito tempo o Ronaldo é um viajante, um garoto-propaganda, um bom menino, um produto a serviço da fama, dos empresários, políticos e dirigentes de futebol."


27/09/01 - Vencer e convencer
"A convocação do Ronaldo, da Inter, antes de ele jogar várias partidas durante os 90 minutos, retrata a preocupação do técnico brasileiro com o jogo contra o Chile, pelas eliminatórias da Copa do Mundo."


20/09/01 - Driblar, fintar e brincar
"Existem várias tríades para entender a vida e o futebol: passado, presente e futuro; inconsciente, pré consciente e consciente; estética, ética e razão; real, imaginário e simbólico; id, ego e superego; drible, passe e gol."


13/09/01 - Brasileiros na Mercosul
"O Flamengo, que já estava ruim no Brasileiro, perdeu feio para o Nacional, em Montevidéu, por 4 a 1. Dessa vez não há desculpa, a equipe estava completa. O Flamengo ainda é o líder de seu grupo."


06/09/01 - Venceu o melhor
"Vivemos num mundo de ilusões. As pessoas têm o receio e constrangimento de dizer que o grande rival é superior e teria mais chances de vencer. Seria politicamente incorreto, antipatriótico, pessimista ou sentimento parecido."


30/08/01 - O elenco está definido
"Os maiores problemas da seleção são a falta de conjunto, elenco e time. Na última convocação, Luiz Felipe Scolari tentou corrigir essa indefinição. Manteve quase todos os jogadores."


23/08/01 - Nova convocação
"A última convocação dos "estrangeiros" para a partida contra a Argentina agradou mais do que as anteriores. Emerson, Mauro Silva e Juninho Pernambucano não são jogadores ideais para o meio-campo, mas não há outros superiores."


16/08/01 - Brasil fora do sufoco
"Mesmo fazendo um gol no início da partida e com todo o ambiente propício para um grande jogo, a seleção brasileira atuou mal contra os paraguaios, foi beneficiada por um grave erro do árbitro, mas venceu. Era o que importava. Saiu do sufoco."


09/08/01 - Nada surpreendente
"Após a vitória do Paraná sobre o Flamengo, na última quarta-feira no Maracanã, um repórter dizia-se surpreso com o resultado. Para ele, um time pequeno acabara de vencer um grande. Grande engano!"


02/08/01 - A bola rolou
"Depois de tantas conclusões e liminares, a bola rolou pelo Campeonato Brasileiro. Quem são os favoritos? Certamente haverá surpresas. Teoricamente, o Flamengo e o Grêmio são, no momento, as equipes mais fortes. O Mengo pela qualidade de seus jogadores e o Grêmio pela aplicação tática e modernidade na maneira de atuar."


26/07/01 - Ainda há esperança
"A derrota para a seleção de Honduras foi decepcionante, constatou a péssima qualidade do futebol brasileiro, mas não foi uma grande zebra. O time hondurenho é melhor do que o dos reservas do Paraguai e Peru, equipes que o Brasil penou para vencer. Pior, Honduras só tinha quatro titulares em campo."


19/07/01 - Devagar e sempre
"A atuação da seleção brasileira na primeira partida da Copa América, contra o México, foi tão ruim que parecia ter chegado ao fundo do poço. Talvez precisasse descer tanto para atingir uma referência negativa. A partir daí, obrigatoriamente, teria de melhorar. Foi o que aconteceu contra o Peru e mais ainda contra o Paraguai."


12/07/01 - Mengo campeão
"Depois de ganhar o título carioca contra o poderoso Vasco, o Flamengo venceu a Copa dos Campeões. Nenhuma surpresa. Foi, novamente, um jogo com belíssimos gols."


05/07/01 - Finalistas da Copa dos Campeões
"São Paulo e Flamengo são os finalistas da Copa dos Campeões. Nenhuma surpresa. São as duas melhores equipes."


28/06/01 - A Copa América
"Prevaleceu o bom senso, e a Copa América não será mais na Colômbia. Independentemente do local (no momento em que escrevo esta coluna ainda não sei onde será), não se justifica a realização desse torneio no meio das eliminatórias para o Mundial. A Eurocopa foi realizada no ano passado."


21/06/01 - Não terminou em pizza
"A CPI da Câmara dos Deputados não acabou em pizza como dizem. Pelo contrário. Numa jogada de craques, o relator Silvio Torres e o presidente da CPI, Aldo Rebelo, evitaram que o relatório final fosse votado e totalmente modificado pela "bancada da bola" (ou melhor, da "anti-bola"), ligada aos dirigentes de clubes, federações, empresários e outros indiciados."


14/06/01 - Primeira convocação
"Gostei das decisões mais importantes do Felipão. O elenco não terá mais de 32 jogadores até o final das eliminatórias. Os melhores jogadores, que tinham sido desconvocados, como Cafu, Roberto Carlos, Emerson, Antônio Carlos e Rivaldo foram novamente chamados. As explicações do técnico foram claras e objetivas. Não enrolou, como faziam Luxemburgo e Leão."


07/06/01 - Derrota esperada
"Como era esperado, o Brasil foi eliminado pela França na Copa das Confederações. Os franceses foram melhores e poderiam ter goleado se não tivessem perdido tantos gols. Após o jogo, Emerson Leão disse que a partida foi equilibrada."


31/05/01 - O Palmeiras nas semifinais
"O Boca Juniors tem um ligeiro favoritismo, mas não será surpresa se o Palmeiras for campeão da Copa Libertadores. Pela qualidade de seus jogadores e entusiasmo pela classificação, o time pode jogar bem mais."


24/05/01 - Libertadores e Copa do Brasil
"Na última quarta-feira, dia 23, o Boca Juniors derrotou o Vasco, em São Januário, por 1 a 0. Nenhuma surpresa. As duas equipes têm o mesmo nível e o Vasco também poderá vencer em Buenos Aires."


17/05/01 - Número Dois
"Se o critério de escolha da Fifa é factual e ou considera dados mais recentes, nada mais justo que a França ser a melhor seleção do mundo. A Fifa foi a última a perceber. Espero que o fato sirva de estímulo e alerta para o futebol brasileiro."


10/05/01 - O técnico Joel endoidou
"Joel, um técnico excessivamente preocupado com a marcação, está mudando seus conceitos. No segundo tempo o Vasco vencia por 2 a 1 e o treinador surpreendeu a todos: colocou o atacante Viola no lugar do armador Pedrinho. Em outros tempos, escalaria mais um volante. O Vasco fez mais um gol."


03/05/01 - Não está ruim
"As ótimas campanhas do Vasco, Cruzeiro e Palmeiras na Libertadores mostram que os times brasileiros vão bem, ao contrário da seleção. Os três foram os primeiros colocados de seus grupos. O Vasco é o primeiro time na história a ter 100% de aproveitamento na primeira fase."


26/04/01 - Nova decepção
"Antes da partida contra o Peru, havia um grande otimismo e entusiasmo em relação ao desempenho da seleção brasileira. No campo, nova decepção."


19/04/01 - A Copa do Brasil
"Se o futebol brasileiro tivesse um calendário decente, um número maior de equipes poderia disputar a Copa do Brasil. Diferentemente do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil é um torneio de integração nacional. Quanto mais clubes, melhor."


12/04/01 - Os brasileiros na Copa Libertadores
"Como se esperava, os times brasileiros vão bem na Copa Libertadores, com exceção do São Caetano. Ao contrário da seleção, os times brasileiros têm jogadores e táticas definidas. Além disso, a maioria dos adversários é fraca."


05/04/01 - Solução coletiva
"Garrincha, Maradona, Romário e Zidane não ganharam sozinhos as Copas de 62, 86, 94 e 98. Eles deram show, foram geniais, os principais jogadores de suas seleções, mas atuaram em equipes muito organizadas e tiveram excelentes companheiros."


30/03/01 - Nova decepção
"A seleção brasileira novamente foi decepcionante. Evidentemente, a altitude atrapalhou, mas o time foi tão ruim, tão medíocre, que os 2.800 metros de Quito ficam em segundo plano."


23/03/01 - Tempo de mudanças
"Dizem que o Brasil é o país do futebol. Já foi. Nos últimos 30 anos, a seleção brasileira venceu somente uma Copa do Mundo. Nunca ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas."


15/03/01 - Nova convocação
"O mais positivo da nova convocação para a seleção brasileira foi a presença do Ronaldinho Gaúcho e do Juninho Pernambucano. Não por razões técnicas, mas porque estão sem clube."


08/03/01 - Não agradou
"Depois do "jogo secreto" (ninguém viu) contra os Estados Unidos, não sabemos se a seleção brasileira piorou ou melhorou contra o México. Certamente não agradou."


01/03/01 - Decisões regionais
"O São Paulo é quase campeão do Torneio Rio-São Paulo. Goleou o Botafogo por 4 a 1, no Maracanã. O time paulista mostrou um belo e eficiente futebol."


22/02/01 - Perderam os favoritos
"Fluminense e Santos eram considerados favoritos e perderam para São Paulo e Botafogo. Os dois decidem o título do Torneio Rio-São Paulo. Antes da partida, segundo enquete do Jornal do Brasil, somente 8% dos internautas apostavam nessa final."


15/02/01 - Novos tempos
"Na convocação dos jogadores brasileiros para o jogo contra os Estados Unidos, Leão enfatizou que quer formar logo um time, um elenco, com uma postura ofensiva. Isso é muito bom."


08/02/01 - Luxemburgo está de volta
"Luxemburgo está de volta ao futebol. Mais cedo do que imaginava-se. Mesmo sem boas condições físicas, já que está andando de muletas. Não estará no campo para dirigir os treinos da equipe durante um bom tempo."


1º/02/01 - Ano pouco promissor
"Neste início de temporada, as principais equipes brasileiras estão piores ou iguais às do ano passado. Acabaram as grandes contratações. Não há dinheiro. Em março, termina a lei do passe. No fim dos contratos, os jogadores poderão atuar nos clubes que quiserem. É o fim da escravidão."


25/01/01 - Tudo como antes
"Após o fracasso da Copa JH, a CBF tornou-se, na opinião de alguns dirigentes, a solução para organização do futebol brasileiro. Esquecem que a bagunça é antiga. Não tenho nada contra a CBF. Apenas acho que foi omissa durante muitos anos."


19/01/01 - Vasco campeão
"Na final contra o São Caetano, o Vasco confirmou que é a melhor equipe do Brasil. Os craques fizeram a diferença, como aconteceu contra o Palmeiras e Cruzeiro."


11/01/01 - Nova partida
"O Clube dos Treze decidiu, e o STJD aprovou uma nova partida entre Vasco e São Caetano. Os jogadores estão de férias e deveriam se recusar a jogar, mas somente pensam nos prêmios e na troca de favores com dirigentes. Segundo a Suderj, o gramado somente terá boas condições próximo ao dia 30. Jogarão assim mesmo. É o país do jeitinho, da incompetência e desorganização."


04/01/01 - Estatística no futebol
"Aprendi, durante seis anos como estudante e 16 como médico e professor, que a medicina é uma ciência humana, biológica e, principalmente, estatística. Todo ato médico, seja prescrição de um remédio, uma cirurgia ou uma orientação, tem riscos e benefícios calculados. Nunca se tem certeza do resultado final. Isso não tira a responsabilidade do médico."


28/12/00 - Melhores da temporada
"Escolher os melhores é sempre injusto. Não é fácil. Os melhores do primeiro semestre não foram os do segundo. Os que destacaram-se na Copa João Havelange, não são os mesmos da Mercosul."


21/12/00 - Campeão da Mercosul
"O Vasco, de virada, é o campeão da Mercosul. Partida inesquecível! Depois de 3 a 0 no primeiro tempo, nem o mais otimista vascaíno sonharia com a vitória. O mais lógico seria o desânimo dos jogadores no segundo tempo."


14/12/00 - Novos técnicos e idéias
"O futebol brasileiro precisa de novos treinadores e idéias. A maioria das equipes faz tudo igual. É preciso inovar, ousar. Está tudo certinho, mas comum e ineficiente."


7/12/00 - Os dois gênios do futebol
"Segundo informações não oficiais, Maradona venceu o concurso de melhor jogador do século, promovido pela Fifa via Internet. A maioria considera Pelé o melhor jogador do mundo de todos os tempos. Os jovens que só viram tapes dele nas Copas e partidas do Santos não imaginam o fenômeno que foi."


30/11/00 - O melhor jogador do mundo
"É preciso diferenciar o melhor jogador da temporada do melhor do mundo. Nem sempre o que está melhor é o melhor. Se fôssemos escalar a seleção brasileira pelos melhores da semana, do semestre, do ano ou dos últimos anos, seriam bem diferentes."


23/11/00 - Nem tudo que reluz é ouro
"Precisamos reavaliar o conceito de craque. Para ser um excepcional jogador, o atleta precisa de habilidade, técnica, criatividade, preparo físico e algumas características emocionais. A técnica é o conjunto de fundamentos básicos. (...) Nem todo jogador habilidoso domina a técnica e é criativo. E vice-versa. A criatividade sem a técnica e habilidade é improdutiva."


16/11/00 - Protesto dos torcedores
"O Brasil ganhou da Colômbia com um gol no último minuto. Não convenceu. Os torcedores, com razão, não queriam só a vitória, mas também o espetáculo."


09/11/00 - Quem são os melhores?
"Qual seria a escalação dos internautas, sobre os titulares e reservas da seleção brasileira? Certamente, não seria a do Leão, nem a minha. Não sei qual seria a melhor. Poucos jogadores brasileiros, ou nenhum, são, hoje, unanimidade."


02/11/00 - Seleção brasileira
"O Brasil não tem mais o melhor futebol do mundo, mas continua entre os melhores. Certamente, irá se classificar e é um dos candidatos ao título na próxima Copa."