Topo

Mãe defende treino de 'Musinha Fitness' e diz que criança não levanta peso

A menina Anna Clara Mansur faz exercícios acompanhada por um profissional - Arquivo pessoal
A menina Anna Clara Mansur faz exercícios acompanhada por um profissional Imagem: Arquivo pessoal

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 06h01

Anna Clara Mansur faz treinamentos funcionais duas vezes na semana pelo período de 1 hora. Entre os exercícios estão séries de abdominais, pular corda, subir no step... Tudo seria normal se não fosse a idade dela: apenas 9 anos. A menina, que já ganhou o apelido de 'Musinha Fitness' e tem um perfil no Instagram com milhares de seguidores, virou centro de uma grande polêmica em Goiânia.

Ela provocou uma revolta nas redes sociais, e sua conta no Instagram foi bloqueada. Os internautas consideram um exagero e até um absurdo os pais permitirem que uma criança tão jovem faça exercícios na academia. Mas sua mãe se defende e diz que os treinos são saudáveis e próprios para a idade dela.

Mileny Mansur alega que Anna Clara faz apenas exercícios que o personal trainer e pai da menina, Wesley Mansur, elabora de acordo com a idade e estrutura física e corporal da criança.

A mãe conta que Anna não usa aparelhos de musculação e utiliza o peso do próprio corpo nas atividades seguindo os princípios do treino funcional, que se baseia nos movimentos naturais como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.

A exceção é o trabalho feito para a região dos braços. A criança usa halteres de 1 kg que, segundo a mãe, são muito mais leves que uma mochila escolar.

“Não tem nada de excessivo, excessiva é a língua das pessoas. Chegaram a falar que ela toma suplementação, é um absurdo. Ela faz exercício de 1h, são só duas vezes por semana. São funcionais, adaptados à idade dela, é um trabalho de corrida, corda, step, agachamento. Não usa nenhum tipo de aparelho. É como se ela fizesse natação, vôlei, futebol ou qualquer outro esporte”, conta a mãe, que admite ter se assustado com a repercussão do caso.

“Foi uma coisa que aconteceu da noite para o dia. Mas estamos tranquilos, sabemos que não estamos fazendo nenhum mal para ela, pelo contrário”.

Mileny diz que Anna Clara fez exercícios como natação e balé desde os dois anos. Já a paixão pelos treinos na academia surgiu naturalmente em casa, há cerca de quatro meses, já que o pai é profissional de educação física e a mãe faz treinos regulares na academia.

3.fev.2015 - Foram muitos os comentários polêmicos dos internautas. Entre eles, várias críticas ao comportamento de Anna. "Blogueira fitness infantil. Pelo amor de Deus! Com 9 anos essa criança tem que estar brincando de pique-esconde, boneca, vídeo game", afirmou uma internauta. "Aos 9 anos eu nem sabia fazer continha de mais ainda, e essa menina aí de fitness se achando toda toda", disse outra. - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A menina via a mãe postando ‘selfies’ nas redes sociais sempre que fazia um exercício e quis imitá-la postando em seu perfil. Aos poucos, as fotos começaram a fazer sucesso, e o número de seguidores no Instagram cresceu significativamente. Os seguidores inventaram o apelido de “Musinha Fitness” para a menina.

Apesar da grande repercussão, a mãe diz que não se preocupar com a exposição da filha porque fiscalizava a conta com frequência. Em sua opinião, tudo não passou de uma brincadeira de criança.

“O ambiente de academia era muito normal para ela. E isso era uma coisa de criança. Na sala dela, os colegas têm aquela coisa de disputar quem tinha mais seguidor. E uma colega brincava que era blogueira de moda, ela dizia que era blogueira fitness. Não era algo importante, era uma coisa de criança e isso tomou uma proporção que não era esperado”.

“Quem conhece ela sabe que não tem nada a ver essa história. Hoje, por exemplo, ela saiu da escola e está na casa da colega porque a colega ganhou um passarinho recém-nascido e ela está dando comida para o passarinho novinho. Ela é criança e leva uma vida de criança, brinca na rua todos os dias”.

A menina Anna Clara Mansur faz exercícios acompanhada por um profissional. Ela já é considerada uma musa fitness - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

De fato, a proporção foi tão grande que o Instagram bloqueou a conta. Muitos seguidores se mostraram revoltados ao verem uma criança segurando pesos. "Essa criança deveria estar brincando de boneca", dizia uma internauta entre os vários comentários. 

O perfil na rede social de fotos continha fotos da criança mostrando o ‘look do dia’ da academia ou fazendo exercícios. Em algumas imagens, ela aparece segurando halteres de 1 kg, fazendo abdominais ou se exercitando no TRX (aparelho usado para treinamento funcional suspenso e que utiliza peso do próprio corpo como carga, controlada pelo ângulo de inclinação do corpo).

Mileny diz não saber a razão do bloqueio, mas acredita que foi pelo alto número de denúncias. Ela defende que não há nada de errado com a conta e que, inclusive, alguns seguidores que faziam críticas hoje elogiam a postura dos pais na busca de uma vida saudável para a herdeira.

Agora, ela está tentando entrar em contato com o Instagram para reaver a conta e cogita entrar na Justiça, caso não seja atendida. Para ela, a menina tem direito de usufruir do seu espaço e está muito triste com o episódio.

Enquanto não resolve o impasse, a mãe já criou um outro perfil também destinado à filha com o título de 'Musinha Fitness'. Segundo a descrição, 'Instagram criado para postar treinos e hábitos saudáveis de uma criança. Sob total responsabilidade dos pais." Em apenas um dia, o perfil colecionou cerca de 2 mil seguidores.

Mas a Mileny não está satisfeita. “A conta foi bloqueada, infelizmente. Achei um absurdo as pessoas denunciarem um perfil que não tem nada de mais, diante de tanta pornografia que a gente vê na Internet. Eu já mandei e-mail para o Instagram para reativar a conta. Colocaram isso como se fosse uma coisa tão anormal. Minha filha está muito chateada porque perdeu a conta. Vou tentar de tudo, virou uma questão de honra”, diz.