Topo

Fórmula 1

'Ferrari está de volta': as frases do GP de Bahrein, com vitória de Leclerc

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 04h00

O monegasco Charles Leclerc venceu o GP de Bahrein na primeira corrida da temporada da Fórmula 1, que marca uma nova fase da Ferrari. Carlos Sainz chegou em segundo, garantindo à equipe uma dobradinha no pódio.

As mudanças no regulamento permitiram a inclusão do novo projeto de motor da construtora italiana, que chega forte em 2022. Foi a primeira vitória da escuderia desde o GP de Singapura, em 2019, conquistada por Sebastian Vettel, com Leclerc em segundo.

"A Ferrari está de volta de verdade", disse Sainz, ao fim da corrida. "Uma dobradinha é exatamente o lugar onde a equipe deveria estar. Foi um fim de semana muito difícil, não tive ritmo, mas consegui chegar em segundo. Tenho lição de casa para fazer agora."

Sainz conseguiu a segunda posição depois de uma falha no carro de Max Verstappen, que estava logo atrás de Leclerc. O holandês abandonou a prova, o que afetou também seu companheiro de equipe, Sérgio Perez. A falha na Red Bull de Verstappen ficou incontrolável depois que o Safety Car definiu a relargada —o carro de Gasly pegou fogo a poucas voltas do fim da corrida.

"No reinício, tive uma chance boa, uma largada boa, mas ele se defendeu bem. Depois comecei a ver algumas luzes na traseira do carro dele, e pensei 'ok, esta é minha chance' e fui atrás. Ele deu azar hoje, dirigiu bem o suficiente para o segundo lugar, mas consegui pressioná-lo, ele acabou abandonando. As coisas são assim, e foi bom para a Ferrari."

Charles Leclerc, que liderou por 55 voltas, viu o primeiro lugar no pódio chegar perto de escapar quando o Safety Car entrou na pista. Verstappen havia acabado de passar pelo box e de colocar pneus macios —para o tudo ou nada no fim da corrida. Uma relargada poderia ser vantajosa para o holandês, mas Leclerc conseguiu segurar bem a primeira posição.

"Não queria Safety Car, mas fiz uma relargada muito boa", disse.

"Estou muito feliz. Os últimos dois anos foram difíceis para a equipe. Fizeram um carro maravilhoso esse ano —começamos da melhor maneira possível. Importante estar de volta."

Durante a corrida, Max Verstappen alertou a Red Bull algumas vezes sobre um problema na direção. Criticou, pelo rádio, a estratégia da equipe em relação às saídas do box:

"Saí devagar nas duas saídas do box e perdi a liderança da prova duas vezes", gritou Max.

Depois de abandonar a prova, o holandês comentou a falha no carro:

"Não sei o que houve", disse Verstappen. "Nós realmente não sabemos ou entendemos completamente ainda por que isso aconteceu, mas definitivamente aconteceu depois que os pneus foram colocados e eu saí."

O piloto se refere à última troca de pneus, quando a Red Bull lançou a estratégia dos pneus macios para tentar ultrapassar Leclerc.

"O volante estava muito pesado, era quase impossível dirigir e quanto mais rápido eu ia, também parecia que havia um atraso, então toda vez que eu virava para a direita demorava um pouco. Por isso, meu recomeço foi muito ruim. Eu queria acelerar, mas não consegui abrir o volante porque estava preso."

Apesar da falta de ritmo, a Mercedes terminou a corrida em terceiro lugar. As falhas nos carros de Perez e Verstappen possibilitaram o resultado a Lewis Hamilton, que não saiu da quinta colocação durante toda a corrida. Hamilton precisou parar cedo, na 12ª volta, antes dos outros pilotos. Os pneus estavam desgastados devido à instabilidade do carro nas retas.

"Paramos mais cedo do que deveríamos", disse o piloto pelo rádio.

Assim que terminou a prova, o inglês se disse satisfeito com o resultado:

"Me sinto bem, feliz por estar correndo, fazendo o que amo. Provavelmente não temos o ritmo para lutar com os caras à nossa frente, mas vou fazer o possível para maximizar nossas chances."

"Parabéns para a Ferrari. Estou muito feliz vendo essa equipe trabalhando bem de novo, isso é muito legal. Foi uma corrida muito difícil, sofremos muito nos treinos e esse foi o melhor que pudemos fazer. Fico triste pelos carros da Red Bull, mas fizemos nosso melhor. Espero alcançá-los rápido. Sei que a equipe está trabalhando duro na fábrica. Não é simples de melhorar [os carros]. Somos a melhor equipe dos últimos tempos e vamos continuar sendo."

Veja a classificação da temporada 2022.

Fórmula 1