Topo

Fórmula 1

GP da Arábia Saudita: Verstappen passa Leclerc e vence a 1ª; Hamilton é 10º

Do UOL, em São Paulo

27/03/2022 15h28

O atual campeão Max Verstappen venceu sua primeira corrida na temporada 2022 da Fórmula 1. Após disputa franca nas voltas finais, o holandês da Red Bull passou Charles Leclerc, da Ferrari, e manteve a ponta para vencer, hoje (27), o GP da Arábia Saudita. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio. A outra Red Bull, de Sergio Pérez, que fez a pole position, fechou em quarto.

Com a vitória, Verstappen soma seus primeiros 25 pontos na temporada - ele havia abandonado no Bahrein. Leclerc ainda é o líder até aqui, com 45 pontos. Ele fez a volta mais rápida na prova de deste domingo. Sainz é o vice-líder, com 33 pontos, à frente de Verstappen.

Lewis Hamilton, da Mercedes, largou apenas na 15ª posição, aproveitou a entrada do safety car, após batida de Nicholas Latifi, da Williams, e ganhou posições sem parar nos boxes. Porém, precisou parar na segunda metade da corrida e perdeu posições. No fim, ainda fechou em décimo e somou um ponto.

Largada comportada

Pérez largou bem e manteve a primeira posição. Na outra Red Bull, Verstappen tomou o terceiro lugar de Sainz. Já Hamilton teve largada sem brilho e só ganhou uma posição, assumindo o 14º lugar.

Apenas 18 pilotos largaram. Mick Schumacher, da Haas, não correu hoje devido à forte batida que sofreu no treino classificatório de ontem. Já Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, teve problemas no carro e também não foi para o grid.

Briga na Alpine

A principal disputa nas primeiras voltas foi entre as duas Alpines. Fernando Alonso tentou ultrapassar Esteban Ocon, que fechou a porta para o espanhol. O bicampeão mundial conseguiu finalmente a ultrapassagem na sétima volta e assumiu o sexto lugar.

A briga entre as Alpines fez Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas, se aproximarem.

Leclerc na ponta após batida

Na volta 15, Pérez foi para o boxe, e Leclerc assumiu a ponta. Para azar do mexicano, Latifi bateu no muro no setor 3. Com safety car virtual, Leclerc aproveitou para parar e manteve a liderança. Verstappen também foi para os boxes e voltou em segundo, à frente de seu companheiro de equipe. O safety car foi para a pista. Já Sainz reclamou de Pérez na saída do boxe, e a direção de prova mandou o mexicano devolver a posição ao espanhol.

Leclerc impecável

A corrida retomou na volta 21. Leclerc segurou Verstappen e abriu mais de 1 segundo de vantagem na ponta, evitando que o holandês abrisse a asa móvel. E só melhorou: o piloto da Ferrari conseguiu se distanciar ainda mais da Red Bull do atual campeão nas voltas seguintes.

Alonso, Ricciardo e Bottas abandonam

Alonso vinha fazendo grande prova, tinha acabado de travar boa disputa com Magnussen pela sétima posição, mas perdeu potência no motor e abandonou na volta 38. Quem também parou foi Daniel Ricciardo, da McLaren. Os dois pararam perto da entrada dos boxes. Na sequência, foi a vez de Bottas também abandonar.

Hamilton pensou em parar pela primeira vez durante o safety car virtual, mas o boxe ficou fechado por conta da Alpine e da McLaren que estavam paradas na entrada. O britânico parou na abertura, na volta 41, mas caiu para 12º.

Leclerc x Verstappen

A bandeira amarela fez Verstappen se aproximar de Leclerc. O holandês conseguiu a ultrapassagem, mas logo tomou o troco na volta 43. O monegasco ainda segurou o atual campeão na sequência, manteve a calma e seguiu na liderança.

Verstappen remou e conseguiu nova ultrapassagem na abertura da volta 47. Leclerc até se aproximou, mas viu o holandês seguir na ponta para levar a vitória.

Veja a classificação final do GP da Arábia Saudita:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Charles Leclerc (Ferrari)
  3. Carlos Sainz (Ferrari)
  4. Sergio Pérez (Red Bull)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Esteban Ocon (Alpine)
  7. Lando Norris (McLaren)
  8. Pierre Gasly (AlphaTauri)
  9. Kevin Magnussen (Haas)
  10. Lewis Hamilton (Mercedes)
  11. Ghanyu Zhou (Alfa Romeo)
  12. Nico Hulkenberg (Aston Martin)
  13. Lance Stroll (Aston Martin)
  14. Alexander Albon (Williams) - não completou
  15. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - não completou
  16. Fernando Alonso (Alpine) - não completou
  17. Daniel Ricciardo (McLaren) - não completou
  18. Nicholas Latifi (Williams) - não completou
  19. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - não largou

Fórmula 1