Topo

Confederação Africana suspende árbitro do jogo entre Burkina Fasso e Gana por má atuação

Jogadores de Burkina Faso reclamam com árbitro durante jogo contra Gana - ISSOUF SANOGO/AFP
Jogadores de Burkina Faso reclamam com árbitro durante jogo contra Gana Imagem: ISSOUF SANOGO/AFP

Das agências internacionais

07/02/2013 14h27

A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou nesta quinta-feira a suspensão por tempo indeterminado do tunisiano Slim Jdidi, árbitro do duelo de semifinal da Copa Africana de Nações entre Burkina Fasso e Gana, disputado na quarta-feira.

A partida, disputada no estádio Mbombela, na cidade sul-africana de Nelspruit, terminou com vitória nos pênaltis dos burkinenses após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.


Apesar de ter se classificado, Burkina Fasso foi claramente prejudicada pela má atuação da arbitragem. Entre os erros mais graves está a não marcação de um pênalti já na prorrogação. Além de não ter assinalado a infração, Jdidi ainda mostrou cartão amarelo para Pitroipa, que já tinha e por isso foi expulso.

"A CAF não está contente com o trabalho da arbitragem neste jogo. Sabemos que erros podem ser cometidos, mas esperamos um melhor nível dos árbitros. Eles são avaliados após cada jogo. O árbitro tunisiano está a partir de agora suspenso por um período de tempo que ainda não está determinado", afirmou o secretário-geral da confederação, Hicham El Amrani, em discurso à imprensa.

Por ter sido expulso, Pitroipa está fora da final do próximo domingo, contra a Nigéria. A única forma de o jogador estar em campo é Jdidi admitir formalmente que errou.

"O Comitê Organizador não tem poder para mudar a decisão de um árbitro. Se o árbitro admitir sua falha, isso pode ser levado em conta e tomar uma decisão", explicou.