Topo

Bielsa rejeitou treinar o Santos por calendário brasileiro, diz Maldonado

Marcelo Bielsa não aceitou vir para o Brasil no meio de 2013 - Alejandro García/EFE
Marcelo Bielsa não aceitou vir para o Brasil no meio de 2013 Imagem: Alejandro García/EFE

Das agências internacionais

Do Rio de Janeiro

04/10/2013 10h21

O treinador argentino Marcelo Bielsa rejeitou dirigir o Santos, quando foi procurado em junho, em grande parte por acreditar que o apertado calendário brasileiro seria um impedimento para realizar um bom trabalho, afirmou nesta sexta-feira o chileno Claudio Maldonado, volante do Corinthians.

Maldonado disse em entrevista ao jornal Lance que Bielsa entrou em contato para pedir um conselho e o jogador disse que o treinador não teria êxito no Brasil por conta da falta de tempo para treinar.

"Chegou o momento no qual ele me perguntou se eu acreditava que ele teria sucesso no Brasil e eu respondi sinceramente que acreditava que não", disse Maldonado.

O meia chileno disse a Bielsa que ele "não teria tempo para trabalhar" porque no Brasil "se joga quarta-feira e domingo, quarta-feira e domingo".

"Quando trabalhamos na seleção (chilena), tinha uma semana para treinar. Seus treinamentos são intensos, gosta variar a parte tática, inventar coisas novas. Aqui não vai conseguir", aconselhou Maldonado ao técnico argentino.

O chileno de 33 anos considerou que "nem Guardiola" teria êxito em uma equipe do Brasil por falta de tempo para treinar e preparar suas táticas.

"Também nos faltam forças. Em seis meses, jogamos o que os europeus jogam em um ano. No segundo semestre o nível cai. Podem ver as partidas", acrescentou.

Maldonado integra um grupo de 75 jogadores que assinaram um manifesto pedindo à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma reforma do calendário esportivo para reduzir o número de partidas jogadas por ano.