Topo

Indy faz acordo com TV, comprime calendário e reduz intervalo entre provas

Em 2013, brasileiro Tony Kanaan venceu as tradicionais 500 Milhas de Indianápolis - Michael Conroy/AP
Em 2013, brasileiro Tony Kanaan venceu as tradicionais 500 Milhas de Indianápolis Imagem: Michael Conroy/AP

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 06h01

A temporada 2014 da Fórmula Indy terá 18 etapas, apenas uma a menos do que neste ano. No entanto, o campeonato será comprimido e terá dois meses a menos. Depois de uma negociação com a NBC, emissora de TV dos Estados Unidos, a categoria resolveu mudar o calendário para buscar mais exposição.

Assim como aconteceu em 2013, a próxima temporada da Indy tem início previsto para março. Contudo, o término do ano que vem será em 30 de agosto, o que implicará em corridas em semanas consecutivas.

O novo formato do calendário tem duas motivações primordiais. A primeira é o espaço na grade da TV. Ao concentrar as corridas entre março e agosto, a Indy foge dos períodos de temporada de basquete e futebol americano. Portanto, tem mais margem de negociação para entrar nas grades de transmissões.

Outro aspecto preponderante para a decisão da Indy foi a relação com patrocinadores. Um calendário mais concentrado potencializa a exposição de marcas e aumenta a fixação desses parceiros entre os consumidores.

“Nós teremos corridas em praticamente todo fim de semana durante seis meses, mas depois teremos um espaço maior sem eventos. Vai ser bem diferente”, projetou o brasileiro Tony Kanaan, que vai disputar a temporada 2014 pela equipe Chip Ganassi.

A organização da Indy ainda não anunciou o que a categoria fará durante o hiato de provas em 2014. A categoria cogita até a criação de um novo campeonato para o segundo semestre do ano.

Essa indefinição também está presente nos planos dos pilotos. Kanaan, por exemplo, só sabe que tentará usar o período sem corridas para treinar triatlo.

“Meu tempo no triatlo tem piorado porque estou treinando menos, mas ainda estou conseguindo fazer. É um hobby que me ajuda muito em termos físicos. No ano que vem, com esse campeonato mais comprimido, espero ter um tempinho maior para treinar”, disse o brasileiro.