Mauro Cezar: "Jogando só essa bola, o Palmeiras não vai ganhar nada"
Do UOL, em São Paulo
03/10/2020 04h00
O Palmeiras se classificou para as oitavas de final da Libertadores com a vitória por 5 a 0 sobre o Bolívar na última quarta-feira, mas considerando a fragilidade do adversário e as atuações do time de Vanderlei Luxemburgo na temporada, há dúvidas se conseguirá brigar pelos títulos que disputa no momento, o Brasileirão e a própria competição continental.
No podcast Posse de Bola #61, Mauro Cezar Pereira e Arnaldo Ribeiro discutem se o time que volta a campo hoje, às 19h, para enfrentar o Ceará, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem condições de brigar por títulos com o futebol que tem jogado. Para Mauro, se não melhorar seu jogo, o Alviverde não vencerá nenhuma das competições.
"Jogando essa bola não ganha nada. Se jogar bola, se jogar melhor, pelo material humano que tem pode chegar sim a títulos, mas jogando esse futebol mequetrefe, não vai ganhar. Vai cruzar uma hora com um time mais forte e não vai avançar, como aconteceu lá com o Felipão em 2018, quando foi campeão brasileiro, na Libertadores ficou pelo caminho, na Copa do Brasil ficou pelo caminho, mata-mata", diz Mauro Cezar.
"Mas ali era um outro nível de futebol jogado, hoje existem times jogando melhor, times que jogam mais, times que arriscam mais, times que vão ao ataque. 2018 parece ter sido uma página virada, tomara que seja e que essa mediocridade não volte mais", completa.
Para Arnaldo, a força do sistema defensivo do Palmeiras pode ajudar o time a conquistar títulos mesmo sem jogar um futebol mais vistoso.
"Eu não gosto de ver o time do Palmeiras jogar, agora o time do Palmeiras é super difícil de ser batido em qualquer competição. O sistema defensivo é muito bom e acabou, e vai ser assim", afirma o jornalista.
Mauro Cezar também rebate o discurso de Vanderlei Luxemburgo de que as críticas ao time são exageradas, afirma que o Palmeiras fez a obrigação contra o Bolívar devido à fraqueza do time e cita os tropeços em casa no Campeonato Brasileiro. Para o jornalista, com os números que apresentou contra times da Série A em 2020, o clube está devendo.
"O Palmeiras pior desempenho contra times da Série A em 2020, 17 jogos, 4 vitórias. Ou seja, jogando contra as galinhas mortas da chave que pegou na Libertadores, e pegou uma chave moleza, se classifica, mete goleada e tal. Agora, jogando no Paulista e no Brasileiro contra os times da Série A é um desastre, o futebol é pobre, os resultados são ruins, não perde mas também não ganha, então não basta, é muito pouco", diz Mauro.
"O Palmeiras tem que fazer um bom jogo. Vai jogar agora com o Ceará, então vencendo o Ceará, jogando melhor, criando situações, 'agora jogou bem', isso não está acontecendo, aí o argumento é sempre a tabela. Não está bem colocado, bem colocado seria estar na ponta da tabela, quem está em primeiro é o Atlético-MG que perdeu três jogos, mas ganhou oito, o Palmeiras ganhou quatro, essa é a diferença", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.
Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.