Topo

ANÁLISE

Mauro: Qual a necessidade de comparar o Weverton ao Marcos? Admire os dois

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 04h00

O goleiro Weverton foi um dos protagonistas do Palmeiras na temporada 2020, com a conquista do Campeonato Paulista, da Libertadores e da Copa do Brasil, somando os títulos ao do Campeonato Brasileiro de 2018, resultados que o deixam marcado na história do clube e há quem compare o atual camisa 21 com o ídolo palmeirense Marcos, considerando a participação importante nas taças conquistadas.

No podcast Posse de Bola #106, Eduardo Tironi cita a comparação de uma torcedora palmeirense entre os goleiros e a possibilidade de Weverton estar caminhando para ser maior no clube que o que foi o responsável pela aposentadoria da camisa 12 para goleiros no Palmeiras, e Mauro Cezar critica a comparação, citando a presença de Marcos nos momentos difíceis, sem ter deixado o clube mesmo no rebaixamento e tendo jogado em fases piores.

"Eu tenho fé que ainda vão inventar a vacina contra essa chatice. A amiga do Tironi, palmeirense, o Palmeiras ganha mais um título e a preocupação da pessoa é comparar o maior goleiro, um dos maiores goleiros da história do Palmeiras, um ídolo que ficou com o time na segunda divisão, um cara que não abandonou o Palmeiras no pior momento, um cara que até hoje, até passa do ponto às vezes, parece meio bobo, mas ele briga pelo Palmeiras, o cara é a cara do Palmeiras, é amado pela torcida, aí tem que comprar com o Weverton?", questiona Mauro.

"Qual é a necessidade de comparar? Cara, admire os dois. Lembre do Marcos com carinho, e ele merece, porque ele é um cara que até hoje briga pelo Palmeiras, você pode discordar, concordar, quando fala algumas coisas a gente discorda e tal, mas ele é o palmeirense ali típico e está até hoje, não deixou o clube, seguiu com o clube, segunda divisão, tomou cafezinho durante o jogo, personagem legal do futebol enquanto jogador, foi para a Copa do Mundo, foi campeão", completa.

Além da permanência de Marcos mesmo com o clube rebaixado em 2002, quando recebeu proposta do Arsenal, da Inglaterra, Mauro cita também o fato de Weverton jogar no Palmeiras em um período em que o clube tem boas condições financeiras e um time forte.

"Ele pegou uma fase do Palmeiras muito difícil, de goleadas, times ruins, que o Weverton não pegou, o Weverton está pegando o filé mignon. Se o Weverton estivesse no Palmeiras desde 2014, aí iria falar 'o Weverton em 2014 o time quase caiu e tal', poderia ter um cenário um pouco mais parecido, o Marcos passou por todas as fases difíceis", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.