Topo

ANÁLISE

Tironi: Mudar nome do Maracanã não acrescenta ao Pelé e apaga Mario Filho

Do UOL, em São Paulo

14/03/2021 04h00

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ) foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para alterar o nome do estádio Mario Filho, o Maracanã, para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé, mudança que depende da sanção do governador em exercício Claudio Castro (PSC).

No podcast Posse de Bola #107, Juca Kfouri e Eduardo Tironi comentam o projeto e criticam a tentativa de mudar o nome do estádio, batizado em homenagem a Mario Filho, que foi justamente o seu idealizador, e figura importante para o futebol e o esporte do Rio de Janeiro.

"Da mesma maneira que eu me insurgi quando vi uma proposta para trocar o nome do estádio Rei Pelé para Rainha Marta, embora a Rainha Marta mereça todas as homenagens e seja alagoana, e o Rei Pelé seja mineiro, mas eu acho que a homenagem para uma não pode significar ou não deve significar 'desomenagear' o outro. Da mesma forma o Maracanã, o Maracanã se chama Mario Filho. Foi ele que pensou no estádio, foi ele que brigou pelo estádio, tem tudo a ver com o estádio", afirma Juca.

"Deixem o Pelé em paz, não ponha o Pelé nisso, faça outra homenagem, faça junto da estátua do Bellini, uma estátua para o Rei Pelé no Maracanã, mas deixa quieto. E mais, é inoportuno em qualquer ocasião, não tem que mexer nesse nome, não tem que mexer. Mas nesse momento, há vereadores do Rio de Janeiro, com o Rio sendo devastado, como está sendo o Rio, e trocar o nome do Maracanã", completa.

Tironi concorda com a crítica de Juca e ressalta que o nome no estádio não altera a importância de Pelé, ao mesmo tempo que acaba deixando de lado a memória de Mario Filho, que além de idealizar a construção do estádio, foi o responsável pela criação da expressão Fla-Flu, além de autor de livros como "O Negro no Futebol Brasileiro".

"É lamentável, como se não tivesse muitos problemas no Rio de Janeiro particularmente e no Brasil em geral, eles ficam preocupados em mudar o nome do estádio Mario Filho. Para quem não sabe, Mario Filho, irmão do Nelson Rodrigues, foi o grande idealizador da construção do Maracanã no lugar que é, porque havia uma discussão para ser em Jacarepaguá e ele insistiu para que fosse numa região mais central e foi", diz Tironi.

"É o fim da picada você querer mudar o nome, essa mudança não acrescenta nada ao Pelé, o Pelé é do tamanho que ele é, e ela de alguma forma pode apagar um pouco a memória do Mario Filho, porque toda vez que você vai lá no Maracanã e você não sabe, olha a placa e fala 'quem é Mario Filho?'. Pronto, você já está reavivando a memória desse cara, que merece ter a memória viva", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.