Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Palmeiras perdeu oportunidade de torcer a faca e definir a parada

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 16h59

O Palmeiras tem como marca na temporada um retrospecto superior como visitante em comparação aos jogos como mandante e na primeira partida pela final do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, ficou no empate sem gols, ontem (20) no Allianz Parque, precisando vencer no domingo a partida do Morumbi para ser campeão sem necessitar dos pênaltis.

No podcast Posse de Bola #127, Arnaldo Ribeiro afirma que o time palmeirense perdeu uma oportunidade de encaminhar o confronto ao não tentar explorar as adversidades do São Paulo com as perdas de Daniel Alves e Benítez, que deixaram o campo lesionados ainda antes do segundo tempo, e que isso pode ter um preço para o time de Abel Ferreira.

"Eu vejo os dois times em uma situação muito diferente. O Palmeiras, além de jogar em sua casa, é um time que já venceu campeonatos importantes, é o atual campeão paulista, campeão da Libertadores, campeão da Copa do Brasil e estava praticamente inteiro. O São Paulo está na fila, sem o Luciano, aí perde o Daniel, perde o Benítez e são três dos jogadores mais criativos do elenco do São Paulo. E eu acho que, mesmo assim, o São Paulo tentou mais do que o Palmeiras mesmo jogando no Allianz Parque", diz Arnaldo.

"Acho essa situação do Palmeiras um enigma, porque eu vejo claro a estratégia, até porque o Palmeiras não por acaso, vem sendo melhor visitante do que mandante, ele não perde fora de casa há três meses, porque jogar o erro do adversário, eu entendo, mas eu acho que já está na hora de um pouco mais", completa.

O jornalista afirma que a ausência de público possa ser favorável no momento para fazer o tipo de jogo do Palmeiras comandado por Abel Ferreira mesmo em seu estádio, o que poderia ser diferente no caso da presença dos torcedores, mas ainda assim considera que foi uma oportunidade perdida e que o favoritismo alviverde fica reduzido no segundo jogo.

"Talvez a ausência de torcida permita o jogo que o Palmeiras fez como mandante, eu não imagino que o estádio com torcida única em São Paulo há muito tempo, cheio, com o adversário na fila, combalido, fragilizado, permita o jogo que o Palmeiras fez, eu acho que o Palmeiras perdeu uma oportunidade de torcer a faca e definir a parada. A entrada do Scarpa foi mais para uma entrada de bola parada, de escanteio, de falta lateral do que propriamente uma entrada para abrir o jogo", diz Arnaldo.

"O Palmeiras pode, deve tem condição de ser mais ousado. O São Paulo está um pouco no limite eu acho e eu tenho convicção que quem tomará a iniciativa do jogo do domingo será de novo o São Paulo, porque o treinador do São Paulo tem essa característica. Sem ser irresponsável, atendendo o momento do clube, ele vai tomar a iniciativa, o time vai tomar a iniciativa no seu estádio, no seu campo, mesmo sabendo que o adversário fora de casa é muito letal. Eu não entendo muitas vezes a postura do Palmeiras depois de tanto tempo, depois de barriga cheia, depois de vários títulos conquistados, nesse extremismo calculista e acho que isso pode pagar preço", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.