Topo

OPINIÃO

Mauro: Apesar das forças reacionárias contra, o Inter tenta se organizar

Do UOL, em São Paulo

23/05/2021 04h00

O Internacional enfrenta o Grêmio hoje na disputa pelo título gaúcho em uma semana na qual a vitória sobre o Olimpia, pela fase de grupos da Libertadores, acalmou a situação do clube depois de protestos de torcedores contra o técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez.

No podcast Posse de Bola #127, Mauro Cezar Pereira afirma que é necessário entender que o trabalho no Inter é de reconstrução, com o próprio técnico fazendo parte de uma mudança na forma de trabalhar e que as instabilidades são comuns para uma situação como essa, com nova forma de jogar e alterações na própria gestão colorada.

"O Inter é um time que está sendo construído e tem uma mudança muito grande aí na proposta de jogo, vai ter essa instabilidade, o Inter se desamarrou de uma maneira de jogar. Com o Abel, [era] utilizada uma outra [maneira de joga], totalmente diferente. E tem vivido, aí, dificuldades que já vivia com o Coudet, com os Grenais, com derrotas. Sofreu derrotas que não poderia nessa fase da Libertadores em um grupo fácil, mas se recuperou, conseguiu a paz que precisava, vai se classificar", diz Mauro Cezar.

"Conseguiu o mais importante agora, que é ter a classificação. Claro que se, eventualmente, for derrotado, e hoje está mais para sim do que para não na final do estadual, no Gre-Nal, tem o outro lado também: 'Legal, Grêmio, você é campeão gaúcho, mas eu estou na Libertadores e o Grêmio não está'. Isso pode ser um bom remédio para o Internacional", completa.

Mauro Cezar afirma que há muitas críticas a Miguel Ángel Ramírez que partem de defensores do trabalho do antecessor Abel Braga, mas que a diretoria do Inter parece decidida a não ceder na proposta de mudar a forma de jogar e da própria gestão, com um trabalho de médio a longo prazo.

"A informação que eu tenho do Internacional, de dentro do clube, é a seguinte: apesar das forças reacionárias e vozes que ainda existem na imprensa gaúcha e na torcida gaúcha para que volte tudo ao 'lá vem o Abelão, cheio de paixão', e essas patacoadas ridículas todas, tirando do prumo um projeto de reformulação do futebol do Internacional e do clube no todo, o Internacional tenta mudar completamente o seu modelo administrativo que vai desembocar no futebol", diz Mauro.

"O Inter está tentando se organizar. Pode até fazer errado, mas está fazendo aquilo que muitos de nós há muito tempo pedimos ao futebol brasileiro, que é se organizar, se profissionalizar, parar com essa coisa meramente intuitiva. Trouxeram um técnico sério, jovem, um cara que tem muito para oferecer, ao que tudo indica, mas vai ter acidente de percurso, aí perde um jogo ou outro e parece que tudo tem que ser jogado no lixo, é uma coisa doentia isso. Dentro do clube, a posição até o momento, e espero que assim continue, é que não vai mudar, não vai demitir, não vai trocar o técnico, pode cornetar. E que assim seja, independentemente do resultado da final", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.