Topo

OPINIÃO

Juca: Para quem não torce por Palmeiras ou São Paulo, 1º jogo foi um porre

Do UOL, em São Paulo

23/05/2021 04h00

São Paulo e Palmeiras decidem hoje o título paulista, que pela primeira vez desde 1992 tem os dois rivais se enfrentando em uma final. A expectativa hoje é maior após um jogo sem grandes momentos no primeiro duelo, no Allianz Parque, que terminou empatado em 0 a 0 na noite de quinta-feira (20).

No podcast Posse de Bola #127, Juca Kfouri afirma que os primeiros 90 minutos dos 180 que decidem o título entre São Paulo e Palmeiras foram "um porre" para quem não torcia para nenhum dos dois times envolvidos e espera que o nível técnico seja maior na segunda partida.

"É muito frequente que isso aconteça em primeiros 90 minutos e decisões em 180, que os dois times deixem a decisão para os 90 minutos finais, aquela famosa frase do Vanderlei Luxemburgo: 'o medo de perder tira a vontade de ganhar'. Então, os times jogam ali para não correr riscos. O que acabou acontecendo é que só a partir do momento em que os dois times puseram a língua de fora sobrou espaço e aí você teve alguma emoção", diz Juca.

"Mas realmente foi decepcionante do ponto de vista da atitude, do ponto de vista das emoções, foi um jogo muito fraco. Eu tenho certeza, porque não sou palmeirense e nem são-paulino, que quem assistiu o jogo sem torcer achou um porre. É claro que quem está torcendo, por estar tenso, não acha um porre. Sofre, torce, mas como futebol foi realmente uma decepção, eu esperava muito mais do que vimos", completa.

O jornalista aponta para o fato de outras finais de campeonatos estaduais também terminarem empatadas na primeira partida e critica o futebol brasileiro atual pelo medo de perder dos times.

"Está em aberto, agora, chamo a atenção para um fato, nos seis centros mais importantes do futebol brasileiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas, Rio, Bahia e Pernambuco, os primeiros jogos das finais, exceção feita ao Rio Grande do Sul, terminaram empatados. Ficaram todos agora para decidir nesse fim de semana, sábado e domingo", diz Juca.

"Só o Grêmio ganhou, nenhum outro ganhou, nem entre Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas, Náutico e Sport, Fla-Flu, São Paulo e Palmeiras, enfim, é a realidade infelizmente do futebol brasileiro, o medo. O medo de perder", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.