Topo

Juca: Sylvinho chega ao Corinthians como plano C, dois disseram 'não'

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 04h00

O Corinthians anunciou a contratação de Sylvinho como seu novo técnico, no retorno dele ao clube no qual foi revelado e conquistou como lateral esquerdo a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e três estaduais, mas ainda com um currículo pequeno como treinador, de passagem breve pelo Lyon, na França, por apenas 11 jogos.

No podcast Posse de Bola #128, Juca Kfouri afirma que a chegada de Sylvinho ao Corinthians não cria grandes expectativas no torcedor e ocorre justamente depois de duas recusas de opções buscadas anteriormente, casos de Renato Gaúcho e do uruguaio Diego Aguirre.

"No Lyon, ele não foi bem. Agora, o Corinthians não pode passar por mais humilhações do que tem passado, porque o Sylvinho chega ao Corinthians como o plano C, porque dois técnicos desempregados, um gaúcho e um uruguaio, disseram 'não, Corinthians, não quero trabalhar com você". Isso em um clube em que o senhor ex-presidente [Andrés Sanchez] dizia que ninguém diz não ao Corinthians. Em quatro dias, tomou dois nãos, de dois técnicos desempregados", diz Juca.

"Com provavelmente um projeto que não é 'queremos que você faça do Corinthians campeão?, o projeto é 'queremos que você evite que o Corinthians corra riscos de cair para a segunda divisão. Se você mantiver o Corinthians ali no bloco intermediário, está de bom tamanho. Se puser na Libertadores, o que não é tão difícil, tem um bônus', deve ser essa a proposta, é a única proposta realista que a direção do Corinthians pode fazer a um treinador. E os dois disseram não", completa.

Juca destaca o fato de Sylvinho conhecer o Corinthians por sua passagem como jogador, o tempo trabalhando como auxiliar, inclusive de Tite, na seleção brasileira, mas ainda não vê a aposta como certeira.

"Sylvinho disse sim depois de muito estudar, depois de ter sido um bom lateral na história do Corinthians, campeão brasileiro, da Copa do Brasil, ser auxiliar técnico do Mano, do Tite, depois na seleção brasileira, mas como treinador tem um retrospecto ruim no Lyon. Vamos ver, conhece a vida do Corinthians muito bem conhecida, vamos ver o que ele traz", diz Juca.

"Mas não é exatamente uma aposta, digamos, animadora do ponto de vista de alguém que chegue e que você diga que tem um perfil para fazer do Corinthians aquilo que é a única oportunidade que o Corinthians tem, de fazer um time competitivo. Não significa um time ganhador, do primeiro patamar do futebol brasileiro, porque isso está proibido por um bom tempo no Corinthians em função das dívidas, a menos que queiram quebrar de uma vez e fechar o clube", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.